12 de fev. de 2017

Notívago | Maurício Coelho

Olá!

Notivago é um conjunto de 23 contos. Alguns títulos são mais simples contendo apenas uma palavras, outros mais elaborado. Não percebi algum padrão nos título, algum me chamaram atenção como: A morte vem do céu, Roxo sangue, A árvore e os vaga-lumes ou apenas mais um conto de fadas, entre outros títulos.

Resolvi não falar de cada conto em particular, e sim fazer um apanhado de tudo. São contos pequenos e independentes. A cada conto você encontra uma nova história com algo sobrenatural. Podendo ser por exemplo um lobo, fantasmas, bruxa, vampiro, Saci-Pererê, chupa-cabra, um livro máximo entre outras coisas que te causarão arrepios.

Os personagens e os fatos são interligando de forma natural, nada forçado ou desnecessário. Logo podemos imagina qual é o sere sobrenatural do conto. Mesmo assim leitor fica curioso para saber o que vem pela frente. Porém acontece tudo bem rápido... mas ele tem o seu mistério. A narração é fácil e flui bem. A maior parte dos contos são narrado na terceira pessoa, mas há em primeira pessoa como no conto "A pegada vermelha".

"Uma Lua tímida se escondia atrás das nuvens. Ela ria com sua própria timidez." - Mancha, página 23

"Estarei em casa para o Natal" é um conto que achei que não ter esse lado de terror mas tem emoção, foi um dos que eu mais gostei. O conto que mais gostei foi "A pegada vermelha". Há conto que me chamaram mais atenção do que outros, porém todos foram bem escritos. Uns eu acho que poderia ser mais desenvolvido, porém por te essa pegada de contos curtos entendo porque não foram.

Não sabia muito o que esperar do livro. Adoro ler livros com seres sobrenatural, até por isso meu gênero literário favorito é fantasia. Acreditava que não ia gostar tanto do livro, por que esperava algo mas para o lado de terror - um gênero que não curto - e realmente tem a pega sóbria de terror. Mas não apenas por isso, sou a "louca" por finais feliz e normalmente esse tipo de livro não tem isso. Mesmo não tento finais felizes, eu gostei do livro, gostei mais do que eu esperava gostar.  

"A expressão de Dinalene era de alguém que tinha visto uma horrenda cena, como se estivesse vendo os quadro de Sandro Botticelli para o Inferno de Dante. As lágrimas salgadas desceram de seus olhos." - Licantropo, página 17 
Não vou falar muito na estão gráfica pois li a versão e-book recebido de cortesia pelo autor Maurício Coelho. Só por ter uma sereia na capa já me conquistou. Haha' Também gostei da paleta de cores usada na capa. Como já disse antes, gosto de ler todo no livro, atá aquelas letrinhas miúdas falando da edição/fabricação do livro, a qual "ninguém" está nem ai para ler. Na epígrafe, achei ruim o autor apresenta uma citação em inglês e não colocar em baixo a tradução (mesmo que em letra miúdas). Por que a citação é muito boa, é literatura brasileira então acho bacana se tivesse abaixo a citação em português para aqueles que não falam inglês. 

Recomendo para todos aqueles que curte contos macabros. Não deixei de comentar o que acho e se o livro lhe despertou interesse!

"Carmo nunca entendia os estudos de Isaque. Ele "vivia" estudando, porém, sempre tirava notas baixas." - Meia Noite, página 32
________________________________________________________________________________
Título Original: Notívago: contos de mistérios sobrenaturais
Autor: Maurício Coelho 
Assunto: Contos, Ficção, Literatura Brasileira.
Editora: Porto de Lenha
Edição: 1
Ano: 2017
Idioma: Português
Páginas: 116 

Sinopse: Criaturas misteriosas criam grandes suspenses em Notívago. Realidade e fantasia se misturam nos contos protagonizados por personagens interessantes e curiosos. Os contos dessa antologia intrigam a todo o momento, reservando sempre ao final surpresas e reflexões.

29 comentários so far

  1. Ola
    Eu não conhecia o título, e confesso que não desperta muito a minha atenção, mais pelo fato de eu não ler muito do gênero. Apesar disso, deve ser interessante por conta de os contos terem esse estilo mais macabro, o que pode chamar a atenção para elementos mais marcantes.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Que bacana, adoro livros de contos! Acho que são muito gostosos de ler, e a leitura flui muito bem. A capa não chama a atenção, então não acho que daria uma chance sem saber do que se trata!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dayane!
    Quando nova, adorava ler alguns contos folclóricos. Esses parecem ser nesse estilo? Se for, com certeza tentarei dar uma conferida.
    Chato a citação ter sido em inglês, sem a tradução em baixo. :/
    Beijão!
    http://www.lagarota.com
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá... gosto muito de livros de contos e não conhecia a obra e nem o autor. meu marido é mais fã ainda de contos, então, vou indicar pra uma leitura futura.... a capa até que é interessante, mas podia ser mais algo... sei lá! abraços litérarios!

    ResponderExcluir
  5. Olá ♥
    Não conhecia o livro, e olhando pela capa me lembra muito aqueles livros que os professores pedem aos alunos para ler e comentar na sala. Não sou muito ligada a contos, gosto só quando estou em ressaca literária que pego uns para ler. Gostei de saber que tem uma pegada sobrenatural. É normal gostarmos mais de um conto do que de outros. Bom saber que os contos são curtos. Gostei da dica ♥
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito de contos, mas ainda não conhecia esta coletânea. Curte bastante o conto que você destacou e fiquei curiosa para com os outros. Espero poder conferir em breve.
    Este é um daqueles filmes que só assistirei se não houver opção para mudar de canal. MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Day

    Eu curto ler contos, até tenho uma coluna no meu blog só para eles, mas coletâneas não são o meu forte. O que me impede de ler um por dia? Nada, mas isso não funcionaria pra mim, eu acabaria esquecendo o livro em um canto, me conheço.
    Mas achei interessante o fato de abordar seres do nosso folclore, como o saci!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, não conhecia o livro, e apesar da sua ótima resenha ele não me chamou muito a atenção! Acho que não é um tema que me agrade muito, e eu amo contos, mas esses não me instigaram! Mas sua resenha ficou incrível!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros de contos, são excelentes pra curar uma ressaca literária ou uma leitura rápida em filas de banco! O meu livro de contos e crônicas, Noites de Verão, tem um apelo bem nesse sentido. Uma leitura leve. A escolha do tema do autor acaba limitando um pouco os leitores, que normalmente gostam de coisas variadas nas coletâneas.

    Bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Não conhecia a obra e confesso que há um tempo atrás, não estava me aventurando muito em contos, mas acabei começando a ler e estou simplesmente viciada. Gostei muito da temática do livro, parece ser uma leitura bem leve e divertida. Com certeza vou adquirir um.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  11. Oi, que bom que vc gostou dos contos, não é muito meu estilo, mas gostei de poder conhecer e ler suas impressões.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?
    Não sou muito de ler contos, ainda menos sobrenaturais, então não seria uma leitura para mim, ainda mais sendo macabros! rs
    Apesar do livro não ter chamado minha atenção, curti muito sua resenha, super bem escrita! Fico feliz que a leitura tenha lhe agradado!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  13. Oi Dayane, como está?
    Achei MUITO legal a premissa desse livro e de saber que tem seres do nosso folclore em alguns dos contos. Pensa numa pessoa que AMA contos e antologias com temas mais sinistros. EU! kkkkkkkkkkkkkk
    Dica muito anotada!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oiii,

    Eu não sou muito chegada a coletânea de contos, acho que eu sempre espero um pouco mais de história do que o que eles realmente vão contar rs. E contos macabros realmente não fazem meu estilo, então desta vez vou deixar a dica passar.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem ?
    Não conhecia a obra, mas é o tipo de livro que deixo passar porque não me atrai. Não gosto de contos, ainda mais com coletanea. Ainda mais sabendo a temática.
    Realmente dessa vez eu passo. E quanto a questão do inglês não acho legal não ter a tradução, embora para mim não fosse um problema, penso que muita gente que terá acesso a obra, não tem fluência suficiente para traduzir um texto e afinal, estamos no Brasil ora bolas.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie,
    Eu ADORO livros de contos, principalmente quando são contos sobrenaturais AAAAAAAAAA eu adoro muito.
    Particularmente eu gosto muito de ler terror, suspense, coisas do tipo.
    Então com certeza seria um livro que eu iria adorar ler.

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?

    Confesso que não leio muitos contos, mas quero muito mudar isso. Adoro livros com criaturas sobrenaturais, esse tem cara de ser bem legal, me interessei bastante pela leitura.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Não conhecia ainda a obra e nem o autor, mas meu gênero preferido também é fantasia, então contos com seres sobrenaturais sempre me chamam a atenção. Adorei poder conferir suas considerações, com certeza é uma dica que vou deixar anotada aqui.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Não sou muito de contos, muito menos contos de terror. Mas o que me chamou a atenção foi o fato de envolver alguns personagens da nossa mitologia. As pessoas se preocupam tanto com seres místicos de outros países, mas simplesmente esquecem que temos aqui uma mitologia muito rica.
    Também gostei de conferir suas impressões.
    Bjs,
    http://esquadrao-literario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oie! Tudo bem?

    Diferente de você não curti a capa e a premissa do livro não me chamou a atenção, mas fico feliz de saber que se trata de contos e que alguns tenham lhe chamado mais a atenção! Não tenho costume de realizar a leitura de livros assim, mas de vez em quando sempre é bom sair da zona de conforto!

    Bjss

    ResponderExcluir
  21. Oi, Dayane!
    Gosto de histórias com seres sobrenaturais que você citou, mas nunca li nada desse gênero em forma de conto, a leitura deve ser bem ágil mesmo. O fato de term mistério também chamou minha atenção! Acho que não leria esse livro a noite. rsrs

    Beijos!
    Eli – Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  22. oi, bacana o livro, embora eu não goste tanto de contos, mas eles são assim mesmo, sempre são narrativas mais corridas. Também acho lamentável essa citação do autorem inglês, sem sequer traduzir, ainda mais quando se trata de um livro brasileiro.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Gosto de livros de contos, e esse me pareceu trazer temas sobrenaturais, com alguns bem nacionais ne?
    Parece ser bem interessante.
    Dica anotada!
    Um beijo!!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  24. Oiiiie
    CONTOS MACABROS? ADORO. Já estou bem curiosa pois contos são muito legais para alternar entre livros principalmente desse gêenro, me dou muito bem, muito boa sua resenha, parabéns

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Eu amo livros de contos! Nem sempre foi assim, eu não gostava, justamente por causa dessa coisa das histórias serem super rápidas, mas eu acabei me acostumando e hoje eu até escrevo alguns. Eu adorei conhecer sobre esse livro em questão, porque eu amo histórias com seres folclóricos e tudo mais. Lógico que esse vai para a lista, quero muito!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  26. Não conhecia a obra ou o ator, mas o nome me lembrou um dos livros de vampiro do Stephen King, A hora do vampiro.

    Não sou muito fã de contos, mas como é de suspense deve ser legal. Mas só ao terminar de ler a resenha que entendi o notívago, haha!

    Apesar dos seus elogios, não sei se leria esse livro... a capa não me motivou muito e tem a questão de contos...

    Então passo a indicação!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Compartilho da sua visão sobre livros de terror e por isso fiquei com um pé atrás, mas você disse que gostou, então talvez seja uma experiência boa para mim também. Também curti muito a paleta de cores usada na capa, a arte ficou linda.
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Sabe não sou muito de ler e-books, mas vendo sua animação com estes contos, e por ser um gênero que aprecio demais, já fiquei contente de poder ler sua resenha. Não conhecia o autor, mas vou buscar saber mais, e quem sabe não me aventure na leitura.

    ResponderExcluir
  29. Olá Dayane!!!

    Não conhecia esse livro ainda, mas, eu amo literatura nacional, e terror. Os dois juntos então é um prato cheio para mim. Com certeza eu leria esse livro apesar de sentir certa dificuldade com contos, pois quando a história começa a ficar boa ela acaba.
    Beijos e obrigada pela resenha
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Mistério das Flores © . Design by FCD.