29 de jun. de 2018

Quando tudo começou | Bruna Vieira e Lu Cafaggi

Olá!

Quando tudo começou é uma pequena história em quadrinhos que a Bruna Vieira conta sobre uma parte da adolescência, sua mudança de escola. Ocorrente antes, durante e após seu primeiro dia de aula. Expectativas, sonhos, medos e incertezas contado através das ilustrações de Lu Cafaggi. Esse HQ além de refletir sobre isso traz mensagens de motivações e inspirações.

Além da história há algumas partes interativas para o leitor: como fazer carinho na barriga da Zooey, compartilhar um dia seu na escola ou criar uma playlist de música que te faça dançar. Fora as ilustrações fofas têm fotos de infância. Tem uma playlist de música, que é característica dos livros da Bruna. Podemos destacar também uma lista com indicação de livros escritos por mulheres.

É uma leitura super leve e de poucos minutos. O roteiro é pequeno demais. Há partes confusas, como se estivesse soltas no livro. Pode ser que, seja por se particularidades pessoais de Bruna. Não sei se seria uma boa leitura para quem não acompanha o trabalho dela.
_________________________________________________________________________________ 
Título: Quando tudo começou
Subtítulo: Bruna Vieira em quadrinhos
Autoras: Bruna Vieira e Lu Cafaggi
Gênero: HQ
Editora: Nemo
Ano: 2015
Edições: 1
Idioma: Português
Páginas: 80
Onde comprar: AmazonSaraiva

Sinopse: Bruna tem uma lista secreta de sonhos que nunca contou para ninguém. Em uma cidade tão pequena que você provavelmente nunca ouviu falar, sua história começa. Nem tão alta, nem tão magra, nem tão divertida. Dizem que ela queria fazer as malas e explorar o mundo, mas antes disso vai precisar lidar com a timidez e enfrentar os primeiros dias na nova escola. Viajando com andorinhas e descobrindo as pontes que ligam a vida de uma garota comum aos seus sonhos, Bruna Vieira encontra o traço delicado da premiada ilustradora e quadrinista Lu Cafaggi, nos presenteando com a história de uma jovem que aprendeu a amar a vida e a si mesma antes de conhecer o mundo lá fora.

43 comentários so far

  1. Oiiee

    De momento não sei se leria, como vc disse é rápida mas confusa e eu ando fugindo de livros que me deixem com essa sensação.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice Duarte!
      Quem sabe em um outro momento. Beijos'

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu li apenas um livro da Bruna, mas gostei bastante. No entanto, confesso que esse não me interessou muito. Primeiro, porque não gosto de HQs. Segundo que, por ser um livro sobre uma fase da vida dela, não é um enredo que me deixe curiosa para ler.
    De qualquer forma, fico fico feliz que, apesar das suas ressalvas, seja uma leitura rápido e que tenha te agradado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Luíza Lélis! Estou bem obrigada, espero que você também esteja.
      Pena que esse livro não tenha lhe despertado o interesse. Mas bom que você já leu um livro da Bruna Vieira e tenha gostado. Beijos'

      Excluir
  3. Oi Dayane!
    Nunca li nada da autora, mas amei a capa e premissa.Vou anotar a dica e procurar saber mais sobre ela.
    Fiquei curiosa para ver a diagramação do livro, com os detalhes citados por você.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mercia Machado!
      Que bom que o livro lhe interessou! Procura ler algum livro da autora mesmo, acredito que irá gosta, caso você curtir de contos mais leves e inspiradores. Beijos'

      Excluir
  4. Eu queria essa HQ, mas por causa das ilustrações e do trabalho da Lu.
    Eu adoro acompanhar a Bruna, mas não sinto tanta curiosidade pela sua vida pessoal =/ Mesmo assim sinto interesse em ver como ficou esse trabalho *_*

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clayci!
      As ilustrações da Lu está um amor! Bom que você tem interesse no HQ, tomara que goste. Beijos'

      Excluir
  5. Olá! Como você disse, talvez por eu não conhecer o trabalho da autora e, até então, nunca ter ouvido falar dela, a obra não me chamou atenção. Raramente leio livros que são quadrinhos, mas que bom que gostou, parece ser uma história fofa.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda Barroso!
      Pena que não conheça a autora. É uma história fofa mesmo. Beijos'

      Excluir
  6. Olá! Achei a ideia bem fofinha, juntar essa parte da adolescência com ilustrações e uma história. Uma pena que tenha partes na história que ficaram um pouco desconexas, mas ainda assim achei bem gracinha. Obrigada pela resenha!


    Bjoxx - Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline!
      O HQ é uma gracinha mesmo! Beijos'

      Excluir
  7. Realmente não sei se para mim seria uma boa leitura, uma vez que não conheço nada sobre a autora, por outro lado o fato dela ter colocado essa "biografia" em HQ, acaba ficando mais atrativa. Quem sabe, talvez eu gostasse da leitura, vamos deixar anotada, ainda que com suas ressalvas sobre as partes confusas do enredo.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi oi!

    Tudo bem? Adoro uma graphic novel, mas honestamente acho que esse livro não funcionaria para mim porque não sou nem fã da Bruna e nem uma curiosa que deseja saber mais sobre ela. A questão de ter umas partes soltas realmente me incomodaria bastante.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessie!
      Estou bem obrigada! Espero que você também esteja.
      Que pena, quem sabe na próxima. Beijos'

      Excluir
  9. Eu tenho muita vontade de ler os livros da Bruna. Conheço um pouco do trabalho dela, e fiquei encantada para conferir essa HQ. Achei a proposta muito bacana.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dessa!
      Que bom que você gostou da proposta, espero que também goste do HQ. Beijos'

      Excluir
  10. Oi!
    Teve um momento que acompanhei o canal dela, mas depois parei e nunca mais voltei a assistir. Mas tenho conhecimento dos seus livros e já li muitos comentários positivos sobre eles.
    Nunca li nada dela, mas lendo as sinopses, alguns me interessam até que bastante e achei esse interessante por ser uma HQ curta e rápida, que ilustra um pouco dessa passagem escolar, que é algo que curto bastante de ler.
    Dica mais que anotada!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina Trigo!
      Que bom que anotou a dica, espero que goste. Beijos'

      Excluir
  11. Olá Dayane,
    Adorei essa capa! Muita fofura.
    Nao tenho costume de ler com frequência histórias do tipo, mas gostei do livro por ser uma excelente indicação para os meus alunos. Vou conferir melhor a obra. Obrigada pela dica.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tammy!
      Realmente a capa é uma fofura! Beijos'

      Excluir
  12. Oi, Dayane!
    Não sabia que esse livro era uma HQ, muito menos que é sobre uma parte da adolescência da autora. Fiquei contente, no entanto, por saber que o livro é repleto de lições e rápido de se ler.
    Acho que vou me arriscar lendo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna Costabeber!
      Arrisca mesmo! Espero que goste. Beijos'

      Excluir
  13. Funciona meio como um diário, certo? Mas de poucos momentos, de uma determinada parte da vida dela. Achei legal a ideia e de contar na forma de HQ, mas não fiquei interessada. Leria se tivesse a oportunidade lá mais pra frente. Daqui a alguns ano, talvez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luna!
      Que pena, quem sabe na próxima. Beijos'

      Excluir
  14. Oi.

    Esse livro deve ser bem fofo. Nunca li nada da Bruna, até tenho vontade, mas nunca tive a chance de conhecer a escrita dela. Mesmo não lendo HQ's, esse parece ser uma leitura bem legal. Vou anotar o nome.

    ResponderExcluir
  15. Oie.

    Eu adoro a Bruna, mas não tinha conhecimento desse livro. Já gostei porque as ilustrações são da Lu e ela é fantástica. Adorei a sua dica, acho que vou gostar de conhecer mais a Bruna através dos quadrinhos. :)

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi, Dayane!
    Não tenho muito costume de ler HQ,mas fiquei curiosa na época em que essa foi lançada por parece mesmo ser uma leitura leve e rápida; não que eu acompanhe ativamente a Bruna, mas gostei do primeiro livro dela, o Depois dos Quinze, e essa HQ, mesmo com espaços no roteiro como você citou, pode vir a me agradar. Só não sabia das partes interativas e da lista de indicações de livros escritos por mulheres, bem bacana. =D
    Beijos,
    Sâmmy

    ResponderExcluir
  17. Olá, eu acompanho a Bruna há anos pelo blog e pela redes sociais, para os fãs dela essa hq pode ser uma ótima indicação, gostei de vê-la sendo resenhada aqui.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Que livro mais fofo!
    Fiquei com a impressão de ser uma leiturinha bem envolvente e que traz bons aprendizados, além de ser curtinho o que dá pra ler em uma tacada só.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Li um livro de contos da Bruna e amei! Desde então, quero ler tudo dela, pois gosto de sua sensibilidade ao escrever. Já vi muito essa HQ pelas redes sociais, além de ter uma premissa quem atrai, tem uma edição maravilhosa, muito caprichada é belíssima, meu sonho de consumo. Espero poder lê-la em breve.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Adorei a capa do livro, que fofura!
    não conhecia, mas já tenho interesse me ler, que delicia de livro
    http://www.mundodasmulheresbrasil.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luma! A capa e todo o livro é uma fofura. Beijos'

      Excluir
  21. Adorei sua resenha eu fiquei ate com vontade de ler, s sem falar na capa que é perfeita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla Souza!
      Fico feliz que tenha gostado! Beijos'

      Excluir
  22. Acho legal esse tipo de leitura, principalmente para os mais jovens, apesar de não curtir, tenho que admitir que os Youtubers tem estimulado a leitura dos adolescentes, imagino que muitos iriam se identificar com essa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá July Gomes!
      Realmente é bom quando pessoas que tem uma certa influência estimula a leitura. Beijos'

      Excluir
  23. Oie, tudo bom?
    Eu achei bacana a idéia do livro ser interativo, e a capa é bem fofinha, mas como não acompanho o trabalha da autora talvez ficasse meio perdida, como você disse. Passo a dica, mas admiro muito o trabalho da editora com a edição <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica Christina! Estou bem obrigada, espero que você também esteja.
      Que pena, quem sabe na próxima. Beijos'

      Excluir
  24. Adorei, amo histórias adolescentes demais e gostei bastante da sinopse e de como você descreveu o livro. Ele parece ser bem interessante, amei o blog!!

    ResponderExcluir
  25. Como eu amo a Bruna Vieira e so enrolo para ler um livro dela logo. Adorei sua resenha, só me deixou com mias vontade de ler haha.

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Já tinha lido outra resenha desse livro, mas acho que eu venha gostar.

    ResponderExcluir

Mistério das Flores © . Design by FCD.