20 de nov. de 2016

Dom Quixote de la Mancha | Miguel de Cervantes

... Por fim pô-se a acreditar nas aventuras que lia. - Página 8
Não Contém Spoiler.

Olá!

Eu tinha compartilhado aqui no blog que a Editora Paulinas está com uma promoção de kits para o natal. - Sim falta um pouco mais de um mês para o Natal e já estamos pensando nas compras natalinas e nos presentes. Haha' - Os Kits pode contem: livros, CD's ou DVD's. E cada kit tem um tema diferente, pensando em todos os estilos e idades. Para saber mais sobre os kits você pode clicar aqui.

A resenha de hoje é um dos livros de um desses kits. Eu escolhi o Kit Jovem, porque tem mais haver comigo e com o público do blog.

Em Dom Quixote de la Mancha você irá conhecer a história de um senhor já de idade, que vivem em uma aldeia na Espanha na região de La Macha. Onde mora com a sobrinha e uma governanta que cuida dele. Qual o nome dele? Uns chamas de Quinjano, outros de Queijada, Queixana ou até mesmo Quixada. Mais para muito era Dom Quixote. 

Ele gostava de sair para caçar. Quando estava em casa gostava de ler livros de cavalaria. Gostava tanto que até vendeu unas terras que possuía para comprar mais livros. Lia e relia os livros de sua biblioteca. Até por fim a acreditar nas histórias que lia. Magia, gigantes, feiticeiros, magos, bruxas, heróis e cavaleiros passaram a ser real para Dom Quixote. 

Quis então ser um cavaleiro. Andar pelo mundo em busca de aventura. Para muitos ele era apenas um velho louco. Com uma imaginação grandiosa foi em busca de realizar seu sonho... Depois de alguns desastre Dom Quixote consegue um companheiro para suas aventura. Sancho Pança, aquela figura que representa o bom senso. Ou não já que acredito que irá conquistar um reino ao lado de Dom Quixote. E os dois promete viver grandes confusões.

Será que Dom Quixote era mesmo louco ou só queria viver algumas aventuras antes de morrer e fingiu tudo? Pois você percebera que ele era muito esperto e inteligente. E Sancho Pança? Mesmo entrando em cada encrenca será fiel nessa jornada em busca de aventura? Há outros personagem importante na história e outros fatos interessantes. Mas vou parar por aqui para não dar spoiler.
Quis assim ser cavaleiro, correr mundo, ir á procura de aventura sem-fim. - Página 8
Dom Quixote é um clássico cheio de aventura. Que vem trazendo lições ao leitor. É inspirador ir atrás de seus sonhos quando todos te acha um louco. Mesmo que seja de um jeito bem maluquinho. Haha' Você irá ri das confusões que Dom Quixote arruma, ao mesmo tempo torce para que ele se de bem. Emocionar-se! Em na sua jornada encontrar com pessoas boas e maus, não pode deixar isso te abalar. Ver que há amizades para todos os momentos.

O livro é narrado na terceira pessoa. A leitura é leve, fácil, flui bem e super rápida. Por ser tratar de um livro infantil as letras são maiores. Você encontrara várias frases com rimas. Há diversas ilustrações no livro, feito por Francesc Rovira. O público é mais para infanto-juvenil, porém recomende também aos demais apreciadores de boas histórias.
... Dom Quixote viu magia no que acontecia. Magia que se faz milagre... - Página 114
________________________________________________________________________________
Título: Dom Quixote de la Mancha
Coleção: Clássicos do mundo - série infantil
Autor: Miguel de Cervantes
Ilustrador: Francesc Rovira
Adaptado por: Rosa Navarro Durán
Gênero: Aventura
Edição: 4
Ano: 2016
Editora: Paulinas
Idioma: Português
Páginas: 248
Formato: (15,5 x 20,0)

Sinopse: Primeiro romance moderno da literatura, a história do Cavaleiro Andante atravessou fronteiras e ganhou diversas formas literárias e artísticas. Cervantes predisse os embaraços da cultura do seu tempo ao retratar uma sociedade já seduzida pelo absolutismo da razão e interesses materiais. 

48 comentários so far

  1. Olá Dayane
    Ainda não li essa obra clássica, mas já li tanto a respeito da história que é como se já tivesse lido sabe... não sei se você já teve essa sensação com alguma obra. De qualquer maneira, tenho vontade de ter uma edição em minha estante para ler quando pudesse. Adorei poder conferir suas impressões a respeito e fiquei ainda mais motivada, ainda mais porque amo uma boa aventura
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =) Sim te entendo... Que bom que gostou da resenha. Beijos'

      Excluir
  2. Oi Dayane.
    Esse é mais um clássico que está na minha lista. Tenho receio apenas em relação a linguagem, não sei se essa edição que você leu foi traduzida de uma maneira mais contemporânea. Na verdade nem sei se há uma grande variação entre as edições já publicadas.
    Mas pelas suas considerações acerca da fluidez e facilidade. Acho que vou atras dessa edição.
    Não imaginava que esse livro traria tantas lições, sem deixar de ser divertido e com um personagem cativante.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Adorei o post, Dom Quixote é meu amorzinho pessoal, acho que todos deveriam ler e se apaixonar tanto quanto eu.
    Adorei a sua opinião sobre a leitura, um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olá!!! Nossa, fico até envergonhada de falar que nunca li Dom Quixote. Morro de vontade de comprar a obra completa, têm algumas edições lindíssimas. O problema é que tenho grande dificuldade com livros clássicos que são muito grandes... =/ Mas gostei muito da sua resenha, a forma como trata da personalidade de Dom Quixote, questionando sua loucura e tal. Muito bacana. Beijos.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá amore,
    Parabéns pelo capricho do blog, amando!!!
    Dom Quixote... ah lembrança de infância... quero ler...
    Simplesmente adorei a resenha, trouxe uma nostalgia de um clássico tão lindo, perfeito!!!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  6. Oi Daiane!
    Eu fiz uma meta mental que no ano que vem vou dedicar um tempo para os clássicos. Ainda não li Dom Quixote, acredita?
    Já conheço o enredo, mas foi muito bom ler sua perspectiva. Adorei as coleções, acabei pesquisando aqui para conhecer outras rsrs, ótimas para presentear.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  7. Ai Dom Quixote, como amei esse livro!
    Eu ri, chorei, refleti. Acho que é o primeiro caso de depressão nos livros.
    Muito lindo esse livro, fico super feliz de saber que vc gostou!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Resenha Maravilhosa, adorei. <3
    Quando li achei esse livro lindo <3
    Que bom que também gostou!

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Não conhecia o livro, mas achei bem interessante a história do velhinho e toda aventura que ele começa a viver, não esperava algo assim do livro, confesso, mas eis que fiquei bem intrigada e pretendo adquirir em breve um exemplar. Obrigada pela dica.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste da leitura assim tanto! :) Bem, eu tentei ler o livro (o original, com cerca de 800 paginas..) e simplesmente não funcionou! :)

    Ao contrario do que aconteceu contigo, a leitura não fluiu nada nem consegui sentir a aventura!!.. :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Own eu amo Dom Quixote, pois tem toda uma história de lembranças para mim.
    Eu gosto muito do livro e toda sua premissa. Será que ele era louco? haha.
    Adorei ler sua opinião sobre o livro. :)

    Beijos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu acho que esse livro apareceu para mim em um momento errado: criança e como um livro paradidáticol

    Acho que tudo aquilo que é imposto como regra e te obrigam a ler não incentiva a leitura das crianças, pois não é prezeroso. Para mim passei a não gostar desse livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Dom Quixote é ótimo, um clássico que atravessa gerações. Pena que você não colocou algumas fotos das ilustrações.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. COmo é bom ver a resenha de um livro clássico e gostei de saber sobre essa edição. Eu gosto muito de Dom Quixote, tenho esse livro (não essa edição, claro, uma mais antiga) e sou apaixonada por ele, pra você ter uma ideia eu o tenho há pelo menos quinze anos e ainda está em perfeitas condições, parece que nunca foi lido. Gostei de ver sua opinião sobre a obra.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Daiane! Realmente Dom Quixote é um clássico, um dos livros mais lidos no gênero aventura e traz muitas lições cheias de significado. A principal é a que você listou: levar os sonhos adiantes, mesmo com todo mundo te achando um louco, dizendo que não são verdades. Aproveite bem seu kit de Natal e tomara que possa comprar outros! Bj!

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Já conhecia o livro, apesar de nunca ter lido. A história parece ser legal e adorei saber que é inspirador. Vou dar uma conferida nos kits de natal e quem sabe pego algum para o meu sobrinho?! haha.

    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  17. Conheço o livro, mas confesso (envergonhada) que não me interessei por ele até o momento. Nunca fui de ler clássicos, a não ser na época de estudante em que eles eram impostos. Adorei a resenha e acho que é uma ótima sugestão de presente.
    bjos,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Tentei ler Dom Quixote quando era adolescente e não fui bem sucedida, não gostei da história e a minha leitura foi bem arrastada e sinceramente não sei se repetiria a dose mas essa versão infantil parece proporcionar uma leitura mais agradável e tranquila, uma ótima indicação pros leitores iniciantes.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  19. Sou apaixonada pela obra de Cervantes, inclusive, faço coleção de adaptações de Dom Quixote. Uma das que mais gosto tem a tradução assinada por Ferreira Gullar. Esta eu ainda não conhecia, mas já incluí da minha lista de futuras aquisições. Adorei a dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Acho que não existe uma pessoa no mundo que não tenha ouvido falar em Dom Quixote, não é? Apesar de já ter ouvido falar, não sabia, ao certo, sobre o que se tratava o livro e agora soube. Achei interessante a sua resenha e essa questão que você aborda se Dom Quizote era louco ou só queria aproveitar o que lhe restava da vida. Fico com a opção de que ele queria aproveitar. Gostei muito de saber que o livro inspira a não desistir dos sonhos e vou mega anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Adorei a resenha! Muito bem escrita!
    Eu já ouvi falar desse livro milhares e milhares de vezes. É um clássico, mas nunca tive acesso a esse livro. Pelo que você nos conta, a escrita é bem leve, então creio que essa edição tenha sido adaptada. Com certeza, irei ler esse livro agora.

    Beijos.

    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oie!
    Já li algumas adaptações da obra (como essa).
    Mas preciso mesmo é ler a história integral.
    Amei a versão para crianças, é sempre bom introduzir as crianças nesse mundo mágico.

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Já tinha visto algumas postagens por aí sobre esses kits e fiquei bem curiosa para saber mais.
    O livro é bem interessante e mostra que devemos correr atrás de nossos sonhos mesmo que muitas pessoas achem loucura.
    Adorei saber suas impressões e pretendo ler em breve.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Dom Quixote é uma das histórias mais lindas que conheço, mas acredita que tive uma dificuldade imensa para ler o original? Achei muito denso e quase desisti... Tenho uma adaptação do Orígenes Lessa que é linda e releio sempre que posso. Me interessei muito por essa versão que você resenhou, por ser infantil deve deixar a obra mais acessível aos pequenos.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  25. Engraçado, Dom quixote é uma História antiga, vejo pessoas citando, falando, mas nunca soube que era leitura infanto-juvenil, nem nunca tinha lido nenhuma resenha. Achei divertido. e vou procurar para ler... BJs
    ♥♥♥ Amantes de Jane Austen ♥♥♥ | Amantes de Jane Austen no FB

    ResponderExcluir
  26. Oiee Dayane ^^
    Acredita que eu ainda não li Dom Quixote? Eu só vi coisas sobre, como análises e resenhas, e tenho muita curiosidade de conhecer, apesar de ter preguiça de ler...hehe' ganhei um exemplar em espanhol uma vez, mas ele já era velho, então começou a embolorar e eu acabei jogando fora para não contaminar os outros livros *-*
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  27. Olá! Um belo clássico! Quem nunca ouviu as aventuras de Dom Quixote. Achei essa edição linda! Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    A edição do livro está linda, nunca li, mas é um clássico que tenho muita vontade de ler. Quem sabe um dia?
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Oi!

    Nossa, eu me lembro pouco da história, eu li quando estava no ensino médio (faz tempo haha). Apesar de ser uma edição mais leve e mais fluida, tenho fugido de livros infantis e juvenis no momento. Mas achei essa edição muito linda e caprichada, quem sabe mais para frente eu não consiga lê-lo e relembrá-lo?

    beijos =)

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem?
    Tenho Dom Quixote numa versão resumida aqui, mas ainda não li. Na verdade, quero ler o original - aquele com dois volumes, sabe?.
    Acho esses livros mais resumidos bem legais principalmente pra crianças, adolescentes e pessoas com tempo limitado, porque os outros além de serem muito grandes, às vezes têm uma escrita mais rebuscada e por vezes de difícil compreensão.

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bem?

    Apesar de já conhecer a história, não tenho interesse em lê-la. Sei que é um clássico e, pela edição ser jovem, provavelmente me atingiria também, mas realmente não tenho vontade... Essa capa tá muito fofa, awn!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Don Quijote é um livro maravilhoso, já li tbm uma versão em quadrinhos, mas essa edição eu desconhecia, parece otima para introduzir aos pequenos ^^
    você soube escolher bem esse título... <3
    bjs...

    ResponderExcluir
  33. Oii, confesso que já tinha ouvido falar, várias vezes, de Dom Quixote mas não conhecia a história. Fiquei simplesmente encantada em conhecer a história desse livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Essa edição está uma fofura! *--*
    Eu nunca li Dom Quixote, não por falta de incentivo, já que meu pai adora o personagem e tem até uma escultura dele. Foi por falta de oportunidade mesmo.
    Acho que Dom Quixote era um sonhador. Acho não, era sim. As pessoas deveriam ser assim como ele, deveriam seguir em frente, sem se importar com o que estão pensando ou dizendo delas. E só porque algumas coisas só existem na nossa cabeça não significa que somos loucos, não é? Sonhar liberta, e é isso que impede que fiquemos loucos de fato.

    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Olá!

    Cervantes <3 Nunca li Dom Quixote, mas sei de sua obra graças ao meu professor de português do primeiro ano do médio, que me fez estudar vida e obra de Cervantes para uma chamada oral, a qual tirei 10, inclusive. Adorei a capa!

    ResponderExcluir
  36. Olá, tudo bom?
    Sou louca para ler esse livro, mas, acho a história original muito densa, então não me sinto preparada para lê-la ainda. O que mais curti nessa adaptação são as ilustrações encantadoras e essa enxugada no texto. Acho que vou adquirir a obra para começar a ter uma ideia do que esperar na original. Simplesmente amei a edição e a indicação!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  37. Eu gostei muito do jeito que descreveu a obra, mas não acho que seria um livro que eu leria, passarei a dica. Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  38. Olá, desde pequena eu conheço essa obra e a historia dela e morro de vontade de ler pois suspeito que um dia ficarei tão louca como o dom quixote e sairei por ai vivendo as aventuras presas nos livros que leio pois elas são bem melhores que a realidade

    ResponderExcluir
  39. Oieee, tudo bem?? Dom Quixote é um clássico né? Lembro de ter lido como paradidático na época do colégio kkkkk (faz tempo). Essa edição deve ser o máximo. Adoro edições ilustradas <3 e acredito que tem alguns clássicos, que embora sejam mais indicados para certos públicos serve para todos. Um caso típico é o pequeno príncipe que cada vez que eu leio tenho uma percepção e uma reflexão diferente. Bjosssss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Olá!
    Dom Quixote é um história bem antiga, um clássico no mundo inteiro. Confesso que ainda não li, mas que pretendo fazer isso um dia. Gostei de saber que a editora está lançando com uma nova roupagem e acredito que a linguagem seja mais atual facilitando a compreensão.
    Amei a sua resenha e vou anotar a sua dica.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  41. Olá Dayane,
    já havia lido algo sobre esses kits, achei muito legal da editora fazer isso.
    Dom quixote é um clássico, mas ainda não tive a vontade de lê-lo e pra ser sincera nunca nem tinha visto uma resenha sobre ele. Você me deixou super curiosa com o enredo que parece divertido e pela editora ter feito algo mais atual.
    Vlw a dica ;)

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  42. Oie
    Tudo bem?
    Eu amoo livros com ilustrações meu filho também ama nunca li nenhum livro sobre Dom quixote apesar de ter visto series e filmes e adoro o espirito aventureiro dele.
    Amei conhecer o livro, obrigada pela resenha.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  43. Olá, tudo bem? Adoro a história de Dom Quixote <3 É um dos clássicos que mais gosto e adorei essa edição que não conhecia. Amei a dica <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Oie,
    Esse é um dos meus clássicos prediletos. Como sou apaixonada pelos livros de Cervantes... Essa personagem me causou uma depressão tamanha. O tipo de livro que me fez parar, refletir e avaliar determinadas situações.

    ResponderExcluir
  45. Olá!
    Eu sou apaixonada por essa história. Recentemente assisti uma peça de tetro O Homem de la mancha e amei!
    A sua resenha foi um presente hoje.
    Abs e obrigada ^^

    ResponderExcluir
  46. Oi, tudo bem?
    EU conheço a história do Dom Quixote por meio de filmes, mas nunca me interessei em pegar o livro para ler de fato, fiquei feliz em ver que ele é bom, vou ver se consigo ler em breve. Ah, e a edição está muito linda!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  47. Apesar de conhecer a história, eu nunca li o livro, mas tenho muita vontade de ler, deve ser sensacional

    ResponderExcluir

Mistério das Flores © . Design by FCD.