20 de nov. de 2016

Drácula: Bram Stoker | Eduardo Maretti

"Dizem que as paredes de um ambiente incorporam a história que nele acontece."- página 27
Não Contém Spoiler.

Olá!

Eu tinha compartilhado aqui no blog que a Editora Paulinas está com uma promoção de kits para o natal. - Sim falta um pouco mais de um mês para o Natal e já estamos pensando nas compras natalinas e nos presentes. Haha' - Os Kits pode contem: livros, CD's ou DVD's. E cada kit tem um tema diferente, pensando em todos os estilos e idades. Para saber mais sobre os kits você pode clicar aqui.

A resenha de hoje é um dos livros de um desses kits. Eu escolhi o Kit Jovem, porque tem mais haver comigo e com o público do blog. O outro livro do kit é Dom Quixote de la Mancha, já tem resenha disponivel dele, para ler basta clicar aqui.

Um vampiro com caninos longos, capa preta e podendo se transformar num morcego? O estereótipo criado por Bram Stoker, O Drácula, se tornou popular no cinema, mas nasceu na literatura. Agora você irá conferir uma adaptação contado por Eduardo Maretti.

Prefácio:

O livro começa com uma apresentação do vampiro de Bram Stoker, o Drácula. Tendo uma pequena Biografia de Bram Stoker. Ele nasceu em Dublin em 1847, quando o seu país estava em uma época dolorosa da "Grande Fome", quando a Irlanda estava em extrema falta de alimento básicos. Na infância ele passava a maior parte nos cuidados da mãe que lhe contava história. A Irlanda sempre teve um expressivo ninho de nascentes narrativas orais e escritas. Um exemplo é o parágrafos citado abaixo:
" [...] É pátria de monumentais sagas celtas, vigorosas epopeias medievais, grandiosa literatura em prosa, verso e dramaturgia. Obras de escritores famosos que se somam aos melhores do Ocidentes, por exemplo, dentre os mais recentes, na Idade Moderna e Contemporânea, Lawrence Stern, Jonathan Swift, Joseph Sheridan, Le Fanu, Oscar Wilde, o próprio Bram Stoker, George Bernard Shaw, W.B. Yates, James Joyce, Samuel Becket e não apenas estes. [...] " - página 14
Conta um pouco também sobre o nascimento de Drácula. Antes de 1890 Bram Stoker já era reconhecido no seu país e no exterior pelas suas obras. Resolver então criar um romance bastante peculiar com um vampiro sendo o protagonista, diferente dos demais vampiros já existente da literatura. Visitou penitenciárias e sanatórios londrinos, pesquisou o comportamento e o tratamento de doentes que eram vítimas de enfermidade ansiosa por beber sangue humano.

Para seu novo livro procurou incluir guerras de poder, batalhas, lendas, superstições e crenças religiosas. Hábitos e costumes sociais da rica elite e sensualidade. Escreveu outros contos e novelas enquanto trabalhava na obra, em fim publicada em 1897. Romance que recebeu criticas e se tornou uma inspiração paras as narrativas vampirescas. Ao longo do tempo replicado em novelas, programas de rádios, séries, letras de músicas, revistas em quadrinhos, videogames e também em obras de designers.
" Bram constrói seu Drácula com cartas trocadas entre as suas personagens, anotações, trechos de diários, depoimentos gravados, telegramas e bilhetes, conjuntos de fragmentos que se articulam com afinada verossimilhança, painel expresso por muitas vozes num ritmo crescente e bem dosado de intervenções. " - página 20
Bram Stoker faleceu em 20 de abril de 1912. Ao longo da vida escreveu doze romance, três coletâneas de contos reunidos em livros, dezessete contos editados em jornais e revistas, mais quatro volumes de não ficção. A obra Drácula traduzida e publicada em diversos países teve uma grande aceitação popular, que em muitos idiomas da palavra Drácula no dicionario foi traduzida como vampiro.

Tem outras obras de Bram Stoker publicada em português para quem gosta de história de terror: O Castelo da Serpente, A joia das Sete Estrelas (editado no Brasil também como o título de A troca de Verme Branco) e A Senhora do Sudário.
" - Eu não sou culto, o mundo é ignorante." - página 148
Nota:

Depois de comprar uma casa no bairro central de São Paulo, em novembro de 2013. Que conseguiu um bom preço por ela, no qual os ex-proprietários - que não chegou a conhecer já que as negociações foram feitas por meio de advogados - parecia ter bastante pressa em vender. Quando entrou na casa havia várias coisas espalhadas, como se os moradores tivesse saído as pressas. Em um quarto encontrou uma caixa que havia cadernos, manuscritos, agendas, CDs e pen drives. inclusive com gravações em áudio.

Aos poucos foi explorando esse material. Que parecida rico mais também absurdo, embora tinha uma forte realidade que o impressionou. Tentou encontrar as pessoas protagonistas que faziam parte disso, mas foi em vão. Então resolver organizar, selecionar e editar esse conteúdo. Que aos poucos foi tornando forma de uma história bem estranha.
" [...] Á medida que lia, os relatos iam parecendo cada vez mais do que mera literatura de ficção. Os áudios - em várias momentos mostrando nervosismo, angústia ou tensão - me deram a certeza disso. " 
História:

Você encontrara a história de quatro amigos brasileiros ou dois casal: João Harker, Guilhermina Raymour, Lúcia Stenra e Augusto Reboisy. João e Guilhermina são casados. Lúcia é uma grande amiga de Guilhermina, ela anda triste depois de um relacionamento que não deu muito certo. Por conta disso Lúcia faz terapia com Henrique Oliveira. Guilhermina não gosta de ver a amiga assim, então decide bancar uma de cupido e juntar a amiga com Augusto, um amigo do seu marido.

Todos tem uma vida comum e tranquila até que João, um reporte, precisa substituir Augusto, seu colegar do trabalho que ficou doente e está impossibilitado de fazer uma viagem. João é mandado para Transilvânia, na Romênia, para fazer uma entrevista com um conde que mora em um castelo. Antes mesmo de chegar ao castelo coisas estranhas começam a ocorrer, fazendo se perguntar se a viagem foi uma boa escolha.

Ao chegar ao castelo ele percebe que as coisas que lhe ocorreu durante o tragedio foi só uma amostra do que estava por acontecer. Em um castelo aterrorizante cercado por mistérios, começa perceber poucos a inumanidade de seu anfitrião do conde Drácula.

Ao mesmo tempo, em São Paulo, começa a ocorrer acontecimentos perturbadores e sobrenaturais com seus amigos. Lucy consegue um emprego de fotografa em uma agência. Em suas fotos começa aparecer fatos que ela não consegue explicar. Decidida a investigar desencadeia um comportamento estralho. Seus amigos começa achar que está ficando louca. Esta realmente ficando louca ou são as pessoas que sua volta que não consegue ver o que está acontecendo?

João não dá noticia. Lúcia está ficando maluca. E um navio estranho chega em São Paulo, trazendo passageiros não muito amigáveis no qual as autoridades são obrigados a investigar. Augusto então decide pedia ajuda a um amigo que é professor, Theodor Hasenteo. O professor percebe que os acontecimentos estão interligados e o que era mitos para muitos pode ser real.
"... E mesmo com a vozinha de Augusto soando em minha mente, dizendo para parar de pensar em "romantismos", não deixei de sentir uma espécie de prazer com esse pensamento. Afinal, foram tantos os que morreram de amor!" - página 65
A história e narrada por diversos personagem, tendo no total a narração por seis pessoas. Por ser o primeiro livro que leio onde a história é contada por diferentes personagens pensei que poderia ser confuso mas não, o autor fez com que fosse super organizado e claro. O livro é dividido em três partes: a primeira antes da viagem do João Harker; a segunda durante a viagem e a terceira após da viagem ter acontecido.

A leitura flui bem e rápida. É um livro para ler em um ou dois dia, dependendo do leitor. Se você está esperando por uma história de terror talvez esse livro não seja para você mas, se procura um livro de suspense e mistério e que lhe de um frio na bariga de curiosidade do que vai acontece ai sim esse livro é indicado. Vale apena ler! A história ganha em dinamismo lembrando uma aventura com “caçadas” e emoções.
" - Nós temos que desafiar nossos medos. Não podemos ser escravas dele..." - Página 122

Clicando aqui você pode conferir o escritor Eduardo Maretti falando um pouco sobre o livro.
________________________________________________________________________________
Título: Drácula
Coleção: Clássicos do mundo
Autor: Eduardo Cezar Maretti
Ilustrador: Daniel Araujo
Adaptado por: Eduardo Cezar Maretti inspirado no Drácula do autor Bram Stoker
Gênero: Ficção Fantástica, Literatura Infanto Juvenil,  Literatura Nacional, Suspense e Terror
Subgênero: Literatura Juvenil / Adolescente,  Suspense e Terror Nacional
Edição: 1°
Ano: 2015
Editora: Paulinas
Idioma: Português
Páginas: 304
Formato: (15,5 x 20,0)

Sinopse: Nesta adaptação de Eduardo Maretti do célebre clássico Drácula, de Bram Stoker, um mistério envolve cinco amigos brasileiros.  Um deles, jornalista, vai à Romênia investigar o histórico castelo de Vlad III, a pedido do jornal em que trabalha. Cercado por mistérios e em um ambiente aterrorizante, ele se dá conta de que está em presença de uma criatura diabólica, o proprietário do castelo.  Ao mesmo tempo, em São Paulo, seus amigos vivenciam acontecimentos sobrenaturais e perturbadores, intensificados com a chegada da criatura ao Brasil.  Interessado pelo assunto, um professor estrangeiro, a convite de um dos amigos, vem em socorro do grupo para descobrir o mistério que os atormenta e perceber a coincidência e ligação entre os fatos que os afetam. 

62 comentários so far

  1. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito, e realmente fiquei curiosa para poder fazer essa leitura também. Achei interessante que há a narração de vários personagens, particularmente gosto dessa característica por poder expandir mais os pontos de vista na ambientação. Eu gosto do estilo e acredito mesmo que seja uma leitura fluída.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =) Que bom que gosto. Vale apena conferir! Sim, uma narração com vários personagens expande os pontos de vista da história, e a leitura desse livro flui bem. Beijos'

      Excluir
  2. Oiii.
    Ameei o livro. Acho que a literatura brasileira está carente de fantasias e suspenses. Fiquei curiosa para ler o livro e com todo certeza já o inclui na minha listinha de "futuras leituras".
    Amei se espaço.
    Bjooo

    http://questionartambemeimportante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thamires Vasconcelos =)
      Fico feliz que tenha gostado. Atualmente estou vendo bastante livros brasileiro de fantasia, porém eles são poucos divulgados, os estrangeiros são bem mais divulgados e aceito ainda pelo publico. Mas já li poucos livros brasileiros de fantasia e gostei, ainda quero ler mais. Beijos'.

      Excluir
  3. Oie

    Apesar de querer muito ainda não li Drácula, vou adicionar entre minhas próximas leituras.
    Achei o máximo essa adaptação brasileira e gostei demais de saber mais detalhes do livro, ainda mais ter minha cidade no enredo. Fiquei muito curiosa e quero um kit desse!!!
    Parabéns pela excelente resenha!

    bjs
    Fernanda Y.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda =)
      Adiciona mesmo, vale apena! Fico feliz que tenha gostado. Obrigada! Beijos'

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Amo leitura, mas vou admitir que esse eu ainda não li. Dica super anotada. Amei o kit jovem. Vou tentar adquirir e iniciar a leitura o quanto antes. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Faby Souza =) Estou bem obrigada, espero que você também.
      Que bom que gostou. Adquiri mesmo, vale apena ler! Beijos'

      Excluir
  5. Oie, já vi você comentar sobre os kits para o natal e a sua escolha foi ótima.
    O livro é muito bem escrito ao meu ver, embora nunca tenha lido nada de Drácula, com toda certeza iria dar uma chance a este, a obra realmente chamou minha atenção.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helena Ohara =)
      Que bom que gostou! Dá uma chance para ele mesmo, vale apena ler! Beijos'

      Excluir
  6. Olá! Eu já li um trecho da obra original de "Drácula" em um livro com vários contos sobre vampiros e achei a história muito bacana. É muito interessante pensar que esse esteriótipo todo de vampiros foi criado há tanto tempo por Stoker. Essa adaptação abordou o vampiro de Stoker de forma fiel, incluindo até mesmo detalhes da época de criação e tal. Adorei. Beijos.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara =)
      Verdade, é bem interessante que apesar de todo tempo esse esteriótipo todo de vampiros faz sucesso ainda. Sim, o livro apesar de ser uma adaptação está bem fiel ao vampiro de Stoker. Que bom que gostou. Beijos'

      Excluir
  7. Acabei de ler Drácula, o original, e dá para ver claramente as semelhanças. Eu gosto quando narrativa e feita por mais de uma pessoa,isso em geral não me atrapalha. Que bom que não te atrapalhou também.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =) Que legal, ainda quero ler o original! Beijos'

      Excluir
  8. Olá.
    Tudo bom?
    Acredita que nunca li Drácula? Vou corrigir esse erro o mais breve possível.
    O que mais me animou em ler a história, foi saber que a narrativa é feita por vários personagens, gosto de livro assim, acho mais dinâmico e dar pra saber o que se passa mais detalhadamente.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle Ladislau =) Estou bem obrigada, espero que você também esteja.
      Sim esse tipo de narrativa permite vários pontos de vista, é dinâmico e contém mais detalhes. Ler mesmo, vale apena! Beijos'

      Excluir
  9. Que resenha incrível gente! Fiquei apaixonada mesmo e gostaria muito de ter a oportunidade de ler esse livrinho, por mais que já tenha essa edição em minha estante, ainda não li.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Morgana Brunner =)
      Fico feliz que tenha gostado. O que está esperando então para ler? Ler logo vale apena! Haha' Beijos'

      Excluir
  10. Olá! Bem bacana essa promoção de kits da editora! Não conhecia esse livro e também nunca li Drácula, de Bram Stoker, mas tenho curiosidade. Achei bem legal essa história criada pelo autor, usando a outra como pano de fundo. Fiquei interessada, até por não ser um terror, mas sim um suspense/mistério fantástico. Parece realmente bom.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila Soares =)
      É bacana mesmo! Que bom que gostou! Sim, não bem um terro é mais mistério. Vale apena ler! Beijos'

      Excluir
  11. Olá! Esse livro foi marcante para mim! A escrita de Bram é viciante, envolvente. A história me pegou de cheio, parecia que via o próprio Drácula na minha frente. Um clássico maravilhoso, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzana Chaves Linhares =) Que bom! Verdade é bom clássico! Beijos'

      Excluir
  12. Odeio coisas de terror em geral mas eu amo de paixão esse livro. Tenho uma grande simpatia pelo Drácula e acho que ele inspirou pessoas do mundo inteiro e ainda continua fazendo. Drácula ainda é recontando e relembrado. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =) Esse livro está mais para mistério do que terror. Sim Bram Stoker inspirou e ainda inspira muitas pessoas. Beijos'

      Excluir
  13. Faz tempo, mas já tentei ler Drácula uma vez, mas não curti muito a história, só que era quando eu tinha começado a ler, então creio que não seria o momento ideal pra ler, mas lendo sua resenha agora e os pontos que você apontou, pretendo dar uma segunda chance ao livro!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol Mendes =) As vezes isso acontece comigo, ler uma história e não gostar mas quando ler gostar. Dá sim uma segunda chance a história. Vale apena! Beijos'

      Excluir
  14. Oiee ^^
    Eu não sou muito fã de vampiros, mas hoje li uma resenha que falava muito bem do filme "Drácula", aí fiquei curiosa para assistir. Eu não gosto de terror, então quando você disse que o livro não é bem um terror, fiquei animada. Mas suspense e mistério também não são comigo, aí fiquei um pouco receosa se devo ou não ler. Vou deixar anotado aqui, quem sabe um dia, né?
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dryh Meira =)
      O filme eu ainda não assisti, mas também li resenha elogiando. Sim, ele não é terror, mais mistério e suspense. As vezes é bom várias na leitura. Se você ler vem aqui comentar comigo o que achou. Beijos'

      Excluir
  15. Não costumo ler biografias, mas gosto muito de quando optam por colocar uma pequena biografia do autor no próprio livro, principalmente quando se trata de clássicos, acho importante conhecer o contexto da obra. Achei legal essa história não ser bem de terror, porque sou medrosa, mas antes de conhecer a adaptação preciso ler a história original e ainda não arrumei coragem pra isso... Rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju =) Pode ficar tranquila não é bem um terro, também não sou muito fã de terro. Também tenho que ler o original, mas ler a adaptação antes não atrapalha em nada. Beijos'

      Excluir
  16. Olá!
    Drácula é um clássico, mas você acredita que ainda não li? Gostei muito de conhecer esse livro e achei interessante o livro ser escrito por outra pessoa e apresentar o Bram Stoke também. Outro ponto que achei positivo foi saber que o livro é narrado por seis pessoas, achei essa ideia mega interessante.
    Vou super anotar a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna Costabeber =) Sim acredito, também ainda não li o original de Drácula. Que bom que gostou. Beijos'

      Excluir
  17. Olá, tudo bem?
    Eu sempre muita curiosidade e vontade de ler Drácula, mas sempre encontro dificuldades em achar o exemplar na minha cidade, amei a resenha, só aumentou a minha vontade de ler esse clássico.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayanni Kellins =) Estou bem obrigada, espero que você também esteja. Entendo, também as vezes tenho dificuldade de acha exemplares em minha cidade então procuro compra na internet. Beijos'

      Excluir
  18. Oi, tudo bem?
    Suspense é um dos meus gêneros favoritos, porque em todo livro que tem mistério me prende do início ao fim, fico muito ansiosa para ter todas as respostas! E vampiros, bem, é uma das minhas criaturas sobrenaturais preferidas, acho eles bastante interessantes e gostei de ver esses dois elementos nessa obra, ainda mais sabendo que um autor se baseou em uma obra bastante popular. Fiquei curiosa sobre essas 6 perspectivas diferentes! Espero ler!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda! Estou bem obrigada, espero que você também esteja bem. Mistério em um livro costuma mesmo prender o leitor, também sou dessas que quer todas as respostas. Que bom que gostou. Beijos'

      Excluir
  19. Hey, tudo bem?
    Nossa, ADOREI sua resenha, ela é muito completa! Meu, que resenha incrível! Eu comecei a ler esse livro mas não terminei, mas é porque entrei em depre literária, desanimei um pouco na época e não voltei a ler, mas depois de ler essa sua resenha eu me dei conta que preciso terminar! Nossa, sério, parabéns <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovanna Hollo! Estou bem obrigada, espero que você também esteja bem. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado da resenha. As vezes eu fico com depre literária também. Tomara que você volte a ler logo. Beijos!

      Excluir
  20. Que interessante esses kits de natal da paulinas. De cara escolheu um que me conquistou. Adoro Drácula e fiquei imensamente curioso por essa adaptação do Eduardo. Pena que não teve uma pegada maior no terror, mas o suspense e o mistério já seduz bastante. adorei a dica.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =) Os kits realmente foram interessantes. Realmente o terro não é a pegada do livro mais o suspense e o mistério está garantido. Beijos'

      Excluir
  21. Olá amore,
    Ai ai são tantas promoções que eu fico aqui louca... ainda mais que eu não tenho grana pra livros esse ano... vou ter que passar essas maravilhas de lado... pena.
    Confesso que essa temática de livro não é algo que eu curta ler... mas, quem sabe num outro momento.
    Algo que me chamou atenção é o fato de haver narrativa de vários personagens... mas ainda assim, não é algo que eu queira ler agora.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Grazi Moraes! Que pena, que sabe na próxima. As vezes é bom dá oportunidade para novos livros. Beijos'

      Excluir
  22. Oi, tudo bem?

    Não curto quando a narrativa é feita por diversos personagens. Por mais que vc tenha dito que não é confuso eu ainda tenho receio. Prefiro o bom e velho narrador único, ou no máximo dois POV, mais que isso já me irrita. Hahahha
    Eu nunca li Dracula, apesar de viver namorando a edição de capa dura do livro. Curti essa inserção da história do Dracula, mas não sei se leria agora, quero ler a obra clássica primeiro.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamires Marins! Estou bem obrigada, espero que você também esteja bem. Eu antes não tinha experimentado uma narrativa assim e tinha receio, mas foi bom gostei de ter começado com esse livro pois o autor não deixou ser confuso. Que sabe na próxima. Beijos'

      Excluir
  23. Olá, tudo bom?
    Nunca li um livro assim com diversas narrativas alternadas. A impressão que passa é que realmente fica confuso, mas, se você diz que o autor não deixou que isso acontecesse eu acredito rs Quero muito conhecer esse mistério/suspense, onde acontece a inserção da história de Drácula, mas, vou ter que ler o original primeiro antes de fazê-lo. De toda forma, sugestão anotada! Parabéns pela resenha ^^

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pollyanna Campos! Estou bem obrigada, espero que você também esteja bem. Antes desse livro não tinha lido narrativa com diversos personagem e pode acreditar mesmo que neste livro não ficou confuso. Ler esse antes do original não atrapalha em nada, eu ainda não li o original. Obrigada! Beijos'

      Excluir
  24. Olá, não sabia que a Paulinas tinha lançado este livro. Gosto de narrativas alternadas de um mesmo enredo, e o clima deixado como dito por você, de muito suspense e mistério deixa a leitura mais vibrante. Já li variações de Drácula, mas ainda não conhecia essa a fundo como você trouxe, dica anotada. Confesso que o autor arriscou, mas arriscou de uma forma bela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =) Faz uma adaptação sempre é arriscado. Beijos'

      Excluir
  25. Oii, tudo bem?
    Mês passado foi halloween e eu resolvi abrir a minha mente para a literatura de terror, amei essa experiencia, pois até então eu não tinha muito habito de ler o genero. Com certeza esse livro já esta na minha lista de proximas aquisiçõe, sendo uma adaptação de um dos classicos mais aclamados com certeza já assisti e li várias resenhas super positivas dele. O que me deixa super curiosa para conhecer a obra.
    Amei o post, parabéns pelo blog maravilhoso.
    Abraços Mary do blog Leituras da Mary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mary Pires! Estou bem obrigada, espero que você também esteja bem. Que bom que você abriu sua mente para novos livros. Como disse na resenha esse não é bem um terror é mais um suspense. Beijos'

      Excluir
  26. Nossa fiquei super curiosa com essa história.
    Drácula já é um personagem marcante e sua história também e envolver personagens brasileiros nessa nova adaptação foi genial.
    Eu realmente preciso ler esse livro.
    Sua dica está anotada aqui.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Olá.

    Não conhecia o livro, mas achei a premissa da história muito interessante. Bem legal saber que a trama envolve personagens brasileiros e com certeza vou ler mais p frente. Eu gosto muito do gênero e tenho certeza que vou curtir essa leitura. Fico feliz que vc não se confundiu com as narrações e que o autor souber desenvolver bem a trama. Espero ler em breve!

    Beijos!
    Respire Literatura

    ResponderExcluir
  28. Esse livro de Bram Stoker é um clássico e um dos meus preferidos, incluindo o filme, apesar de ter cortado muita informação (como qualquer adaptação). Gostei de ver que o autor nacional fez uma boa releitura da trama, além de uma pesquisa bacana sobre o autor e o livro. Taí uma releitura que me interessa muito! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nuccia de Cicco! Sim é uma boa releitura, vale apena ler. Beijos'

      Excluir
  29. Oii! Adorei o post! Eu já li Drácula, mas o original e achei bem interessante a obra do autor. Além de trazer para nosso século, ele transformou os personagens em brasileiros.
    É uma obra que eu me interessei muito em ler e acho que vou gostar bastante.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nathalie Louzada! Ainda quero ler o original. Ler mesmo. Beijos'

      Excluir
  30. Oi. Tudo bem?
    Drácula foi o primeiro livro com a temática de vampiro que li na vida e até hoje sou completamente apaixonada por essa história que me fascina. Eu gosto tanto que já li o livro oito vezes e posso citas trechos do mesmo de cor.
    Adorei de Mauá poder conferir essa resenha aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila Coelho! Estou bem obrigada, espero que você também esteja bem. Que máximo! Para ter lindo tantas vezes e saber trechos de cor você realmente gostou. Beijos'

      Excluir
  31. Oi Dayane, sua linda, tudo bem?
    Eu adorooooo vampiros e ainda não tive a oportunidade de ler esse clássico. Já vi filmes baseados nele, no original, e amei. O clima é bem diferente, já pensou??? O Conde Drácula em pessoa? Sua resenha ficou ótima, me deixou mais empolgada para ler e acabou me lembrando do livro, sempre digo que tenho que comprar, mas sempre esqueço e acabo vendo os lançamentos.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cila sua linda! Estou bem obrigada, espero que você também. Já assisti vários filmes de vampiro mas nenhum baseado em Drácula. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos'

      Excluir

Mistério das Flores © . Design by FCD.