25 de jan. de 2019

O processo da escrita

Fonte da imagem: https://unsplash.com/search/photos/paper-on-the-table

Por trás de todo herói, e por isso entenda que estou me referindo a ambos os gêneros, não somente o masculino, sempre haverá seu escritor, aquele que luta para criar todas fazes da jornada que seu personagem favorito passará, mas não se fala muito sobre ele, os créditos e debates são passados em uma grande parte das vezes àqueles que estavam no enredo, dentro do livro.
 Desta vez será diferente, porque ao invés de contar sobre alguém fictício vamos dar a oportunidade da estrela ser aquele que esta por trás de toda a trama, a pessoa que quebra sua cabeça para tornar tão especial uma parte de seu mundo que almeja dividir com todos, com vocês: A jornada do meu herói.

O sol ainda nem teve a chance de se levantar e mostrar a nós toda sua grandeza e seu calor, mas ele já esta de pé, pronto para desvendar os mistérios que criou na noite anterior. Sem muita demora vai até sua aconchegante sala, isolada de tudo o que pode interferir em seu raciocínio, pendura uma plaquinha ao lado de fora onde se lê ''Trabalhando'' e fecha a antiga porta amadeirada, que refletia em si o peso de cada palavra já escrita naquele comodo.
 Ele passa um tempo tentando adiar seu encontro com o inevitável, lê algumas paginas de seus últimos escritos e finalmente se acha pronto para aquele combate, com a caneta em mãos ele encara seu mais antigo e temível inimigo, o papel em branco. Não há muito que se possa fazer, a não ser enfrentá-lo, mas tudo com muita cautela pois as palavras tem força, principalmente quando vem do escritor, com ele essas tão singelas e elegantes junções de letras tomam vida e podem se tornar tanto a perdição como a salvação daquele que esta tendo sua jornada construída.
  As ideias brotam em sua mente, em um primeiro momento tão rasas precisando de tanta lapidação que entristecem a qualquer um, mas ao passas das linhas elas vem com mais força, ganharam mais vida e ultrapassaram a barreira criada pela passagem do vale dos bloqueios.
  E assim quando consegue concluir sua história ele abre soa porta para que alguém, a pessoa mais instruída na arte de achar os defeitos e de sua maior confiança analise toda sua obra. O que para o nosso amigo da caneta essa é uma das horas mais dolorosa, tudo está em jogo, posto em cima da mesa, são poucos os espaços para o erro. E assim que chega o veredito, ele volta a escrever. Observa as anotações que seu parceiro lhe fez e se põem a uma nova versão, para que tudo seja o melhor possível para nós caro leitor. Todo o esforço é feito para o deleite do público e pensando nisso ele faz todas as melhorias que puder, acaba com canetas, pesquisa sobre o necessário e inventa aquilo que ele não conseguiu respostas.
  Depois de tudo isso ele tem a versão final de seu texto, depois do aval de seus mentores e de si mesmo pode deixá-lo livre para a sociedade, sem previsão de onde ele vai chegar, apesar de ser um caminho difícil ele não desiste, e cedo ou tarde ele fecha sua portinha para criar um novo mundo para explorarmos.


Dany Danelhuk

Postar um comentário

Mistério das Flores © . Design by FCD.