2 de jul. de 2017

A pior forma de se relacionar com o outro

Vivemos hoje em um mundo muito pessimista. Ofensas são distribuídas gratuitamente nas redes sociais, xingamentos, intolerância, ódio, pessimismo. Mas o que fica para refletir é a seguinte pergunta: Nós realmente precisamos colocar apenas esse tipo de sentimento para fora?

Claro que ninguém vive apenas de felicidade, mas muitas vezes poupar os sentimentos ruins é necessário. Vejo que algumas pessoas sequer pensam antes de ofender alguém, ou que não se colocam no lugar do outro. Sim, existe a crítica construtiva, mas nós precisamos saber usá-la também, muitas vezes aquilo que é bom pra mim não é para o outro, nunca sabemos o que se passa na cabeça do próximo, e por isso não devemos julgar com tanto rancor.

Falo isso pois me deixa indignado o número de pessoas que reclamam dos outros por coisas simples, seja o jeito de vestir, o estilo musical, as pessoas que ele interage, e diversos outros fatores. Para você que se sente incomodado com alguém por esses e outros motivos, eu lhe trago uma verdade: Vai ser feliz, assim como aquele que você julga. Mas para você que é alvo de críticas, ouça e ignore, seja feliz, independente e seguro de si, ninguém vai viver sua vida, sentir suas dores e experimentar suas vitórias. Não se prive daquilo que te faz bem desde que não prejudique os outros, você é maior que qualquer julgamento, e só você conhece a sua bagagem.

E nós, como todo ser humano que está sujeito ao erro, antes de criticarmos alguém experimentemos passar pela reflexão das três peneiras de Sócrates, são elas a peneira da bondade, da verdade e da utilidade. A bondade é para saber se a informação que você vai passar é boa para todos, a verdade o próprio nome já diz, é para julgar a veracidade do fato, e por fim a peneira da utilidade, para saber se a informação é útil para todos os que a recebem.

Infelizmente nós estamos sujeitos a magoar pessoas do nosso cotidiano, mas o máximo que conseguirmos evitar faz com que as nossas relações pessoais sejam as melhores possíveis, pensem nisso.

Um comentário so far

  1. Olá Juliane! Você trouxe uma bela reflexão hoje. Como o próprio significado da palavra preconceito diz, é uma função irracional. Realmente devemos nos informar, pesquisar e questionar. Buscar saber! Como você mesmo disse: “A informação é crucial para o combate contra o nosso preconceito”. Muitas vezes ao questionar uma pessoa porque ela tem preconceito com alguma coisa, os argumentos são fracos e, percebemos que é por falta de informação. Beijos'

    ResponderExcluir

Mistério das Flores © . Design by FCD.