30 de abr. de 2017

Lavínia e a Árvore dos Tempos | Lucinei M. Campos

Não contém spoiler. 

Este livro é uma cortesia do autor Lucinei M. Campos.

Olá!

Lavínia é uma menina de nove ano, quase dez. Vive com os seus pais, Lucas e Gisele. Ela odiava a sua vida escolar, os seus companheiros de sala a perseguia sem nenhum motivo. Só tinha um amigo e ele nem era da mesma escola. Léo morava perto da casa dela e sempre ia lá todas as tardes fazer companhia.

Numa noite Lavínia é acordada por Lorivaldo dizendo ser uma fada e que irá protege-lá por um ano. Porém não é qualquer fada. É uma fada que odeia humanos e que está com ela apenas como punição pelos seus crimes. Ao chegar ao mundo de Lávinia, Lorivaldo teve que mudar de: nome - ele chama-se Laus, mas na terra dos humanos ficou com Lorivaldo - , de aparência, voz e aderir novos costumes de alguma região do país. Lorivaldo foi escolhido para representar a região do norte.
 "...Não deseje vingança! Retira isso do seu coração, porque vingança tem enormes consequência, além de ser uma perda de tempo e de poder fazer você ferir muitas pessoas que pode na verdade não lhe conhecer direito e por esta razão te exclui! Até porque, ninguém é desprezado por todos. Sempre terá alguém que desejará ficar com você, ou por simplesmente não lhe conhecer, não dirá nada. Você terá que descobrir isso! Perceba as pessoas a sua volta e não somente a dor que algumas lhe trazem! Assim, você vai deixar de querer vingança!" - página 162
Lavínia têm personalidade forte. Vemos uma amizade pura e linda entre Lavínia e o Léo. Lorivaldo é bem longe duma fada dos contos de fadas que costumamos ouvir na infância, mas apesar de ser rabugento e grosseiro tem o seu encanto. Apesar da personalidade de Lorivaldo e Lavínia, ela sempre tenta se aproximar dele.

A história é cativante e a escrita do Lucinei é direta, rápida e envolvente. A narrativa é em terceira pessoa. Tudo se encaixa até mesmo o título. Os detalhes foram ao ponto certo, essenciais para o leitor mergulhar na história sem aquela sensação de que te detalhe desnecessário. Há vários personagens do mundo das fadas envolvidos na história. Mesmo assim senti falta de ser mais explorado o mundo das fadas, porém o livro tem continuação e quem sabe nele podemos conhece-ló melhor e principalmente descobrir novos mistérios e solucioná-los.

Outro detalhe é que a história toda se passa no Brasil, e a todo tempo utiliza as referências brasileiras, como por exemplo os mitos utilizados. Valorizado mais a nossa literatura. É chato quando um livro é nacional, se passa no Brasil, mas o autor todo tempo tenta americanizar. Amei ver que com esse livro é bem brasileiro mesmo.

Para descobrir por que uma humana ganhou uma fada para protege lá. Quais fora os crimes de Lorivaldo. Conhece os seres fantásticos dessa história, só lendo o livro mesmo. Haha' Não esqueça de deixar o seu comentário a baixo.

_________________________________________________________________________
Título: Lavínia e a Árvore dos Tempos
Título Original: Lavínia e a Árvore dos Tempos
Autor: Lucinei M. Campos
Ilustração: Luciana L. Vannucchi de Farias
Gênero: Literatura infantojuvenil, Fantasia Literatura nacional.
Editora: Independente
Ano copyright: 2014
Ano de Edição: 2014
Edição: 1
Idioma: Português
Página: 236

Sinopse: Imagine se você ganhasse de presente uma fada, para passar um ano humano inteirinho com você? Esse foi o presente de Lavínia, uma menina de 9, quase 10 anos, um pouquinho diferente das meninas da sua idade.

Mas, e se essa fada também fosse um pouco diferente das fadas tradicionais, essas que a gente vê nos contos? Pois é, Lorivaldo é assim: uma fada homem , bem rabugenta, que detesta seres humanos e carrega como instrumento uma peixeira, ao invés de uma varinha.

E se você descobrisse que exitem outros seres que nunca havia visto antes? Goblins, faunos, boitatás, ninfas, curupiras, dentre outros, irão integrar essa aventura, aonde Lavínia se descobrirá em um mundo misterioso e mágico, que mudará a sua solitária vida. Dos galhos de uma imponente árvore, a Árvores dos Tempos, que dá pergaminhos no lugar de frutos, traços de que coisas misteriosas e em comuns há entre Lavínia e Lorivaldo e o mundo aos quais pertencem.

Sobre o Autor


Fonte da imagem: Allevents

Não conheço o autor pessoalmente, mas eu sigo ele nas redes sociais. É há duas coisas que eu admiro nele. Primeira, ele sempre está se comunicando e respondendo os leitores. Segunda, de vezes em quando entra no clima de fantasia do próprio livro (como na imagem acima).
Sobre o autor: Lucinei M. Campos é um jovem escritor, nascido em 16 de outubro de 1983. Ainda menino, criava ele mesmo as suas narrativas e personagens. Figuras já existentes ou inventadas por ele, ganhavam destaque nos rabiscos de uma criança que, mesmo timidamente, começava a mostrar as histórias arquitetados em sua cabeça. De lá pra cá, não largou mais a sua paixão de infância, e tem se dedicado, entre outras coisas, a expressar de forma mais madura a sua imaginação e versatilidade em obras que falam sobre figuras reais, folclóricas, religiosas, místicas, galácticas, que o público poderá apreciar a partir de agora.
Acompanhe o autor: Twitter - Instagram - Facebook do autor - Sbook

32 comentários so far

  1. Oiii Dayane tudo bem?
    Que resenha maravilhosa menina, eu tenho bastante vontade de ler esse livro que você nem imagina, além do mais está fazendo bastante sucesso, espero um dia também poder ler e resenhar.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Morgana Brunner! Estou bem obrigada! Espero que também esteja bem. Que bom que gostou. O livro esta fazendo sucesso mesmo. Ficarei na torcida para que possa ler e fazer uma resenha dizendo que gostou assim como eu.
      Beijos'

      Excluir
  2. Eu já tinha visto o livro em algum lugar e já tinha achado bem bacana. Mas gostei de ver a sua resenha e de saber que você curtiu a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz Andrade! Que bom que gostou. Beijos'

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? O livro é um infanto-juvenil né? Gostei da capa e acho a sinopse bem interessante. Que bom que o autor trabalha em território nosso com nossa mitologia. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol Santos! Estou bem obrigada! Espero que também esteja bem. Sim, o livro é infanto-juvenil. Realmente está interessante. Que bom que gostou. Beijos'

      Excluir
  4. Ah que divertido! Achei super fofo! Adoro livros assim. Têm sabor de infância. Me lembrou um pouquinho o filme "o fada do dente" Fiquei super a fim de ler. Eu super amei o quote que você escolheu para colocar aqui na sua postagem sobre o livro. Ótima escolha. Chamou muito a minha atenção pelo fato do livro trazer uma boa reflexão. Adorei! Grata pela dica!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliziane Duas! Acho o livro bem diferente do filme "O Fada do dente", mas você fez até uma boa ligação, porém a única semelhança que vejo é as fadas serem homens. Fico feliz que tenha gostado. Beijos'

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?
    Owm tenho ouvido muito falar desse livro e estou muito ansiosa para realizar a leitura. Parece um história fofa e ser ambientada no Brasil só a torna mais especial. Dizem que ler é fugir da realidade e esse enredo me passa a impressão de trazer o mundo literário para dentro da realidade o que é uma gostosura. Lerei sim, assim que surgir uma oportunidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Faby Souza! Estou bem obrigada! Espero que também esteja bem. Realmente é fofa e o fato de ser ambientada no Brasil a torna mais especial mesmo. Acredito que sua impressão do livro está correta. Leia mesmo! Beijos'

      Excluir
  6. Olá!
    Eu já tinha lido umas resenhas sobre esse livro e tinha me encantado e chamado minha atenção principalmente pela forma como é abordado a interação dos personagens.
    Certamente se eu tiver oportunidade vou querer ler.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila de Moraes! Leia mesmo! Obrigada! Beijos'

      Excluir
  7. Oi, foi bom ler sobre "Lavínia e a Árvore dos Tempos". Também escrevo... Procurando o que tá rolando por aí...

    Parabéns pelo trabalho! Parabéns pelo blog!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Oscar Calixto! Que bom que gostou. Que legal que você também escreve. Obrigada! Beijos'

      Excluir
  8. A cada dia fico mais encantada com este livro. Estou lendo muitas resenhas positivas que só estão me deixando com água na boca. Espero ler em breve.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose! Ficarei na torcida para que você consiga ler em breve. Beijos'

      Excluir
  9. Oi
    Estou acompanhando resenhas do livro do autor, creio que essa já seja a quarta, e gostando do que vejo, pois, em cada resenha, compreendo um elemento novo da história e a receptividade do público com a obra. Espero ter a oportunidade de ler. ‘Outro detalhe é que a história toda se passa no Brasil, e a todo tempo utiliza as referências brasileiras, como por exemplo os mitos utilizados.’ Essa é a parte que mais me encanta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian Farias! Que bom que está gostando. Vou ficar na torcida para você ler! Beijos'

      Excluir
  10. O livro parece-me interessante, achei linda e criativa a capa,a resenha muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Realmente o livro é interessante e a edição está lindíssima. Beijos'

      Excluir
  11. Olá! Amei essa premissa, parece ser bem divertido! Fiquei imaginando a cara da garotinha quando recebe uma fada-homem e ainda é rabugento rsrsrs Deve ser uma leitura maravilhosa, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzana Chaves Linhares! Sim, é bem divertido e uma leitura maravilhosa! Beijos'

      Excluir
  12. Oii!
    Eu já tinha visto uma resenha do livro, mas achei a sua bem mais explicada, gostei muito, mas não sei se eu leria por ser mais para o público infantil.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ludimila Silva! Que bom que gostou. É um infanto-juvenil mais recomendo para todas as idades! Beijos'

      Excluir
  13. Achei bem legal isso de usar referências brasileiras mesmo, como os mitos. Fiquei curiosa para saber como esse mundo das fadas se relaciona com isso. Já vejo esse livro por aí há um certo tempo e tenho bastante interesse na leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju! Que bom que acho legal o fato de usar referência brasileiras. Ficarei na torcida para que você leia. Beijos'

      Excluir
  14. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei encantada pelo o autor usar essas referências dos nossos mitos, acho muito importante valorizar a nossa cultura. Dica mais do que anotada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina Ramires! Realmente é importante valorizar nossa cultura. Que bom que gostou. Beijos'

      Excluir
  15. Oi Dayane, sua linda, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro. Faz tempo que não leio nada sobre fadas. E fiquei curiosa porque a fada aqui é bem incomum é um homem e ainda por cima é fada por uma punição dos atos que cometeu. Fiquei curiosa para descobrir as respostas para as perguntas que você fez no final. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cila! Estou bem obrigada. Espero que você também esteja. Para descobri, apenas lendo o livro. Haha' Obrigada! Fico feliz que tenha gostado. Beijos'

      Excluir
  16. Parece ser uma história legl, bem para adolescente, porém interessante, amo histórias que misturam o conto de fadas com a vida real, ainda mais sendo nacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Realmente é uma historia interessante. Beijos'

      Excluir

Mistério das Flores © . Design by FCD.