6 de jan. de 2017

Quais são suas expectativas?


Fonte da imagem: Pexels

Todo novo ano começa com grandes expectativas, iniciamos com metas a serem cumpridas sejam elas simples ou grandiosas. O início do ano, é também, o início de um novo ciclo. Pelo menos para a maioria das pessoas, é carregado de esperança por novas oportunidades e a chance de realizações. E isto é muito bom. Contudo, além de planejar nossas metas devemos também conhecer nossa forma de lidar com seu possível sucesso ou fracasso e acredito que devemos conhecer também o que nos motiva a querer algo.

Cheguei no consultório com um ar mais entusiasmado. As últimas sessões tinham sido carregadas de emoções e muita ansiedade. Sentei na cadeira, um pouco mais aliviada e com os pensamentos mais organizados, já havia refletido sobre algumas coisas e estava me sentindo pronta para lidar com as minhas emoções. O psicólogo notou que estava mais calma e equilibrada, então, depois de iniciar uma conversa, ele perguntou sobre minhas expectativas, afinal, era final de ano, e certamente haviam algumas coisas que eu gostaria de realizar. Não hesitei. No dia anterior já havia pegado meu bloco de anotações e feito várias metas. Eu já havia pensado em tudo o que faria neste ano. Eu sempre ficava muito empolgada com isso. Mas grandes expectativas quando frustradas pode gerar um desgaste emocional intenso, acompanhado de sentimentos de incapacidade e/ou inadequação. Muitas pessoas tornam-se muito rígidas com suas metas estipulando o dia e o mês para cumpri-la e quando não sai como o planejado, a ansiedade e o estresse passam a tomar conta.

Depois de conversar com meu psicólogo sobre minhas expectativas, ele me ajudou a entender algumas coisas importantes que deixo como dica para vocês, leitores:

     1- Seja flexível. Você costuma ser rígido (a) no cumprimento de suas metas? Ser rígido com qualquer coisa em nossas vidas é algo prejudicial, pois nos fechamos em nós mesmos e não nos permitimos mudar de rota. Nem sempre o que planejamos é o melhor ou o mais adequado para aquele momento. Ouvi algo uma vez que “Até a benção para ser benção tem que vir no momento certo”. E se você não conseguiu algo que planejou nesse ano que passou, quem sabe não seja para este novo ano? Por isso a primeira dica é: Tenha metas, cumpra-a na medida do possível e se não for possível, não se culpe por isso.

     2- Use as metas como norte, não como o fim. Temos o péssimo costume de achar que só seremos felizes se conseguirmos aquele carro, casa, faculdade, ou qualquer outra coisa, isto é, só seremos felizes se atingirmos nossas metas, e não consideramos a hipótese de que a felicidade pode estar pelo caminho traçado ao encontro de nossos objetivos, por isso a dica é: use suas metas para nortear suas escolhas e não como a única possibilidade.

     3- Crie expectativas, mas saiba lidar com elas. Já ouvi muito “Não crie expectativas”, mas nunca gostei muito dessa frase, pelo simples motivo, as expectativas é o que movimenta nossa vida e nos conduz à realização de algo, portanto, não criar expectativa é viver desmotivado, o que considero algo ruim, contudo, o que digo é, crie sim expectativa, mas saiba lidar com ela, para isso é preciso autoconhecimento, sempre quando desejamos algo temos a esperança pelo sucesso, e quando não conseguimos a decepção é inevitável, mas podemos aprender com elas, você lembra de algum desejo que não conseguiu realizar? Como você reagiu? A dica é: Torne suas expectativas oportunidades de aprendizado.

     4- Por último e não menos importante. Descubra o que te motiva a querer algo. Nem sempre somos motivados por convicções corretas, isto é, nosso real interesse em conseguir algo pode estar relacionado ao desejo de outras pessoas impostas sobre nós, ou como uma forma de obter a aprovação das pessoas, enfim, quando vemos podemos estar realizando aquilo que por nossa vontade não faríamos, nossas metas devem estar vinculadas a um desejo intrínseco a nós, algo que tenha nossa personalidade, assim, não passaremos a vida inteira fazendo a vontade dos outros, mas a nossa própria. O que eu digo para você, querido leitor, é: Se descubra!

E então, quais são suas expectativas? Conte-nos. E deixe sua opinião nos comentários, podemos aprender muitas coisas juntos. Toda sexta estarei aqui trazendo algo que traga reflexões e aprendizados para nós. Portanto, gostaria de deixar um espaço aberto para vocês escolherem os próximos assuntos, é só deixar nos comentários que estarei lendo e sorteando um tema. Até a próxima!

Bjs de (Dri) Luz

68 comentários so far

  1. Ameiii. Continue trazendo essa reflexões maravilhosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostou, pode deixar que continuarei postando 💙

      Excluir
  2. Olá!!! viu sou blogueira também ;)!!! Adorei o texto! Me identifiquei nas expectativas kkkkk... Parabéns!

    Beijos, Jana!

    Blog Eu Li nas EntreLinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Que bom que gostou do texto, acho que somos um pouco parecidas então kkkkkk 💙

      Excluir
  3. Lindo,amei a forma escrita.Te desejo expectativas rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, também desejo expectativas rsrs ❤

      Excluir
  4. Muito bom o texto, Dri. Achei bacana que, com palavras diferentes, falamos de um assunto parecido.
    Segue meu texto:
    https://www.facebook.com/ainstintivamente/photos/a.1486309108336543.1073741828.1486287335005387/1517533378547449/?type=3&theater


    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem? Que bom que gostou, e que legal estarmos refletindo sobre o mesmo assunto.

      Até a próxima!

      Dri

      Excluir
  5. Olá
    Nossa, adorei o seu texto. Realmente eu vejo muita gene colocando grandes metas para o ano, mas muitos não fazem com que elas aconteçam, apenas prometem, e assim não se vai a lugar algum. Eu sempre uso essa sua dica de usar elas como norte e acho que é o certo a si fazer. Enfim, adorei as suas dicas e até mais ver
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz por ter gostado. Concordo com você, temos que correr atrás daquilo que desejamos, se não sair como o esperado pelo menos teremos tentado, não é mesmo?
      Bjos, até mais

      Excluir
  6. Ola
    Adorei poder conferir suas postagens, especialmente porque é um texto que consegue fazer com que o leitor se sinta instigado para refletir sobre as questões, metas e afins diante do esperado para esse ano. Eu nao costumo fazer muitas metas para nao me decepcionar mesmo, vou planejando sim, mas bem pe no chão.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É algo que considero importante, temos que sonhar, claro, mas também precisamos ter como você disse "pé no chão", pra saber onde queremos estar e o que fazer para chegar lá. Que bom que gostou do texto 💙

      Bjos, Dri

      Excluir
  7. Oie! Tudo bem? Eu uso minhas metas como Norte e também uma maneira de eu acabar algo que já comecei, pois sem isso dificilmente sigo fazendo as coisas!
    Entrei o ano com algumas expectativas, mas a principal delas é eu conseguir entrar na minha faculdade e a de todo o ano seguir com o RT!
    Bjss http://resenhasteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem e você? Que legal, boa sorte nesta nova etapa, desejo sucesso 💙

      Bjs, Dri

      Excluir
  8. Olá, Dri! Primeiramente gostaria de dizer que eu simplesmente adorei o seu blog, tudo por aqui é bonito - tanto o conteúdo quanto a estética. Enfim, adorei a sua postagem, creio que vá ser muito útil para a grande a maioria, desde que esse é o nosso momento de pensar sobre o que queremos conquistar durante o ano.

    Beijos,
    Blog Anne & Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostou, fico feliz por isso ❤

      Bjos, Dri

      Excluir
  9. Olá,

    Gostei muito da reflexão, pois sempre gosto de impor metas a mim mesma, mas dificilmente penso no que realmente seria adequado para mim e quais os limites que eu teria que ultrapassar para tanto. Seu post foi bem inspirador e espero que dê tudo certo neste ano.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz por ter gostado, e acredite, dará certo 💙 Te desejo um ano espetacular!

      Bjos, Dri

      Excluir
  10. Esse é aquele tipo de post que você quer decorar, de tão útil, bom e motivador. Adorei os itens e o mais difícil será lidar com as expectativas, o resto, você vai tirar de letra.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que acha isso, acredito que lidar com as expectativas requer muita prática, e muitas vezes alguns tombos, mas sempre vivendo e aprendendo né?

      Bjs, Dri

      Excluir
  11. Olá!
    Excelente texto!!! Gostei muito, parabéns, realmente usar as metas como direção é a melhor coisa, não adiante cria-las para um determinado fim apenas.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou, agradeço pelas palavras, e concordo com você, a melhor coisa é utilizar as metas para nos guiarmos em nossas decisões

      Abraços, Dri

      Excluir
  12. Adorei, por favor, mais textos assim, o que mais gostei foi Saber Lidas com as Expectativas, espero conseguir praticar em 2017. Obrigada pelo texto. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada, fico feliz por ter gostado e pode deixar que toda sexta terá artigo novo \0/.

      Bjs, Dri

      Excluir
  13. Adorei seu texto!
    Olha, esse foi um dos anos em que menos expectativas, e é um ano que mal começou e já considero pakas, por assim dizer, já que aconteceram coisas boas em pouco tempo. Mas é sempre bom nos lembrarmos que, mesmo criando expectativas e correr atrás de algo, as coisas podem dar errado e tentar ficar bem com o resultado.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostou, e que legal que esse ano já começou com tudo pra você ❤

      Bjs, Dri

      Excluir
  14. Oie...
    Adorei seu texto! As dicas que você mostrou são extremamente importantes, principalmente essa primeira que incentiva a sermos mais flexíveis com nossas metas, pois, os tão maravilhosos sonhos podem acabar se tornando frustações em nossas vidas.
    Nesse ano decidi fazer diferente e minha meta é não ter meta haha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz por ter gostado do texto, eu já fiz as minhas metas, mas claro, sendo flexível, pois um ano é tempo suficiente para mudarmos de percurso ❤

      Bjos, Dri

      Excluir
  15. Olá, muito bom o seu post. Acho que começo de não é mesmo uma época em que a gente tá cheio de planos e metas, e muitas vezes ficamos chateados quando não conseguimos alcançá-las; o segundo conselho foi o que mais me chamou a atenção e é algo que preciso fazer mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostou, fico feliz por isso ❤

      Bjos, Dri

      Excluir
  16. Olá!
    Adorei sua postagem. Nunca crio muitas expectativas, só espero que o melhor aconteça, sempre, então...
    De todas as suas dicas a melhor é não fazer de uma meta o fim, mas o norte. Acho isso muito importante, pois as pessoas acham que porque chegaram no que queriam, não precisam mais tentar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostou, fico feliz, e é o que tenho feito também, usado as metas para direcionar minhas decisões.

      Bjos, Dri

      Excluir
  17. Oi. Não fiz metas para esse ano, nada. Iniciei o ano de 2016 com muitas expectativas e foi muito ruim. A metade do ano não foi bom, tive muitos problemas e isso fez com que eu começasse 2017 sem muitas expectativas. Vou deixar rola e ver o que acontece de bom esse ano.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! As vezes é bom nos desprendermos um pouco das metas e deixar acontecer naturalmente. Desejo sucesso!
      P.S Adorei o nome do blog Livros & Café, combinação perfeita ❤

      Bjos, Dri

      Excluir
  18. Olá. Voce realmente faz psicoterapia ou apenas foi imaginação? Porque eu amei seu texto, seu jeito de escrever e as dicas não ficou com muita cara de auto ajuda. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu faço psicoterapia, inclusive sou estudante de Psicologia, então considere essas dicas de uma breve psicóloga rsrs... Que bom que gostou.

      Bjos, Dri

      Excluir
  19. Não gosto de criar expectativas... Vez ou outra acabamos frustradas, então simplesmente vou vivendo. É claro que sem querer as vezes acabo criando... Fazêoque, é a vida.

    É muito bom frequentar um psicólogo, todos deveriam!

    Ótimo texto, ótimas ideias!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! As vezes precisamos viver a vida sem muitos planos e deixar acontecer... Ter um psicólogo é muito bom, podemos nos expressar com a certeza de que não irá nos julgar. Que bom que gostou do texto!

      Bjos, Dri

      Excluir
  20. Oie!!!
    Neste início de ano (e também no final do ano passado) tenho visto muitas postagens de metas literárias e algumas eram bem grandes e ousadas!
    Desde o ano passado tenho lido muitos livros que foram lançados recentemente e notei que alguns títulos que antes eu tinha tanto onteres6se estavam se amontoando em minha estante sem serem lidos! Então quando começaram as primeiras postagens de meta eu decidi que a minha seria zerar a minha estante e se possível o meu kindle! Estou entrando até em alguns desafios literários para me ajudar a manter o foco dessa meta e tenho certeza que muitos livros serão adicionados ao longo do ano, mas se eu conseguir chegar ao final dele com pelo menos 90% dessa meta concluída eu ficarei feliz!
    Quando li seu post eu pensei é verdade, a sociedade em que estamos quer e pressiona para fazermos coisas grandiosas, mas não nos ensina a lidar com a frustração que o não conseguir isso acarreta. Só com o tempo e uma boa dose de pensamentos nesse sentido que entendi que para eu ser feliz eu tinha que ajustar minhas metas e meus objetivos a minha realidade e com alguma persistência e sorte eu conseguirei realizar meus sonhos e desejos para este ano!
    Seu post para mim foi a afirmação desse meu pensamento!
    Valeu pelo post!
    Mil Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem? Me identifiquei, tenho vários livros parados que ainda não conclui e separei já alguns deles pra mim conseguir ler esse ano sem falta!!! Rsrs.. mas é sempre importante como você disse ajustar nossas metas à nossa realidade, por isso, por exemplo, não coloquei como meta zerar minha estante porque são vários que não li e por sinal livros cientificos, leituras um pouco mais difíceis, enfim... Acho que estamos no caminho certo!

      Bjos, Dri

      Excluir
  21. Oi querida,
    Adorei o post ♥ você fez ele ser um post motivador e fofo ao mesmo tempo ;)
    Bom, eu sempre achei difícil lidar com a realidade, não sei se você vai me entender, mas muitas das vezes a nossa família é que faz a gente ser e dar o melhor de nós.
    Quando eu não fui aceita na faculdade fiquei muito deprimida porque achava que ia conseguir e tudo mas...
    Então, falei com uma professora que falou mais ou menos o que você escreveu. Disse que eu tinha que criar novas metas e tentar novamente. Disse que é errando e caindo que se aprende. Entendeu?!
    Não sei se passei o que queria dizer, mas é isso :)

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostou do post 💙, sem dúvidas muitas coisas que fazemos é por motivação da nossa família, e como você disse temos que sempre tentar, nem sempre acontece como queremos mas temos que nos levantar e ir na luta outra vez, faz parte da vida né?

      Bjos, Dri

      Excluir
  22. Olá Dri, tudo bem?

    Infelizmente acabo criando milhares de expectativas durante o ano, mas elas me decepcionam tanto que este ano estou tentando não criá-las.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem e você? Também já criei muitas expectativas que no final foram frustradas fiquei mal com isso, mas me ajudou a ser mais forte e saber lidar com meus projetos com mais equilíbrio.

      Bjos, Dri

      Excluir
  23. Olá!
    Acho que qualquer um que seja um pouquinho ansioso já se identifica um pouquinho, amei as dicas. Cheguei em um ponto da minha vida que raramente faço metas a longo prazo, vou criando objetivo e fazendo aos poucos. Fiz minha agenda deste ano misturando o método de planner e bullet journal, tem funcionado bastante pra mim no quesito produtividade.
    Obrigada pelas dicas!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nem fale sou a ansiedade em pessoa rsrs... E fui motivada por essa ansiedade a aprender lidar com essas expectativas, por isso hoje tenho meus projetos mas tento não fazer metas absurdas e sim dentro do meu limite, achei super legal seu método e vou adotá-lo também, estava pesquisando e achei bem interessante acho que dá pra se organizar melhor mesmo.

      Bjos, Dri

      Excluir
  24. Olá!
    Eu sou uma pessoa de muitas expectativas, mas que não gosta de fazer metas, pois quase sempre não as cumpro e acabo me frustando comigo mesmo. Tenho meus projetos, as coisas que desejo conquistas, mas eu faço as coisas aos poucos para conseguir aquilo que eu quero, não faço metas, mas também não deixo aquilo que quero conquistar de lado ou espero vim de encontro a mim (porque isso não acontece, as coisas não vem de mão beijada, temos que reunir atitudes e principalmente otimismo para conquistar o que queremos). Um professor meu, da faculdade, que infelizmente não esta mais entre nós, disse que para conquistarmos algo temos que ter otimismo, porque mesmo não fazendo metas para alcançar os objetivos, o otimismo te faz trabalhar e ter atitudes para alcançar as coisas. Adorei sua reflexão.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nayara! Falou tudo, é sempre bom ter otimismo é o que nos impulsiona para frente! Que bom que gostou da reflexão!

      Bjos, Dri

      Excluir
  25. Olá, tudo bem?
    Realmente criar expectativas de algo, nos deixa suscetíveis a decepções e devemos ter cuidado em cada passo ou sentimento que temos. Gostei do seu texto, vai ensinar a muitas a lidar com as diversas formas que temos que nos acostumar com os acontecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Estou bem e você? Que bom que gostou do texto!

      Bjos, Dri

      Excluir
  26. OIE
    A melhor parte foi sobre criar expectativas, eu sou uma pessoa que não costumo criar expectativa pois como vc disse, é muito difícil lidar com elas, é muito melhor quando nos impressionamos sem criar nada

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Realmente é muito difícil lidar com as expectativas, mas é também uma oportunidade de conhecermos a nós mesmos, e isso pode nos ajudar em várias áreas da nossa vida! 😊

      Bjos, Dri

      Excluir
  27. Oie!!!
    Ahhh gente que texto lindo!!
    Eu infelizmente crio muitas expectativas, mesmo sabendo que muitas vezes isso não é saudável.
    Minhas expectativas sobre esse ano? Uma vida melhor... só isso e eu sei que para eu ter isso, só depende de mim mesma, não é mesmo?

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Obrigada, que bom que gostou! É isso aí somos os responsáveis pela nossa própria história ❤

      Bjos, Dri

      Excluir
  28. Que texto Incrível!!! <3
    Eu não crio expectativas. O que vier é lucro e se não acontecer, não tenho como me decepcionar.
    O que tiver de ser, será.
    Faço minha parte e sigo em frente.

    Parabéns novamente pelo texto!!! Adorei.

    Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostou, o importante é fazermos nossa parte e prosseguirmos na realização de nossos sonhos 😊

      Bjos, Dri

      Excluir
  29. Olá.
    Tudo bom?
    Adorei seu texto, bem reflexivo e tenho expectativas variadas e espero pelo menos realizar alguma delas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem e vc? Que bom que gostou do texto, boa sorte com suas expectativas ❤

      Bjos, Dri

      Excluir
  30. Nossa, eu realmente estava precisando ler esse texto, então obrigada. Eu sou uma pessoa que funciona apenas se tiver metas, prazos e tudo mais, mas eu percebi que estou tão vidrada nisso que to tendo problemas de estresse, isso porque o ano acabou de começar. Amei o seu texto e vou tentar praticar.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que este texto te ajudou de alguma forma, sou exatamente assim, aos poucos estou me ajustando para conseguir ter produtividade com menos estresse RS

      Bjos, Dri

      Excluir
  31. Oie, tudo bem?? Olha, acho que o ano novo envolve um mito gigante sobre metas! Mito sim, porque todo dia 1 de janeiro nós prometemos mil coisas que ~geralmente~ não vamos cumprir. Nesse caso achei importante a tua dica de ter a meta como um norte e não como um fim, porque é assim mesmo que deve ser. Para mudar todo dia é dia, podemos começar em agosto ou numa quinta não é mesmo? Mas gosto desse espírito de mudança e encorajador no ano novo. A minha meta esse ano é me superar, ser uma pessoa melhor do que eu fui no ano passado. Acho que se eu conseguir isso já estarei satisfeita! Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Olá! Que bom que gostou, concordo contigo, todo dia é dia de mudança, e assim como você disse, desejo ser melhor a cada dia, boa sorte para nós!

    Bjos, Dri

    ResponderExcluir
  33. Oie, reflexão muito boa, e expectativas podem realmente gerar várias decepções, por isso precisamos tanto desse cuidado com elas, e concordo sobre sermos flexíveis com nossas metas, inflexibilidade não dá certo em nenhum campo da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Realmente, sermos inflexíveis em qualquer área da nossa vida é prejudicial... Que bom que gostou do texto!

      Bjos, Dri

      Excluir
  34. Olá!!!
    Muito legal seu texto,eu nunca inicio o ano com grandes expectativas foi sempre posso me decepcionar quando não atingidas ou demoram demais a acontecer.

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/01/beco-club-novo-parceiro-do-blog.html#comment-form

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou do texto, eu tento sempre manter o equilíbrio, sou muito ansiosa e as vezes é inevitável não ter expectativas, a gente acaba vivendo muito o futuro ao invés de aproveitar o agora.

      Bjos, Dri

      Excluir
  35. Oi, tudo bem?
    Adorei o seu texto e ele veio em uma hora excelente para mim.
    Minhas metas estão conseguindo me dar um rumo no qual estou gostando muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem e vc? Que ótimo, desejo boa sorte com suas metas...

      Abçs, Dri

      Excluir

Mistério das Flores © . Design by FCD.